Comarca de Iretama promove encontro para debater protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual

Legenda

COMARCA DE IRETAMA PROMOVE ENCONTRO PARA DEBATER PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Discussões se deram em torno da construção de um fluxo de atuação conjunta que respeite os princípios do melhor interesse da vítima

O Fórum da Comarca de Iretama sediou na quinta-feira (15/05) uma importante reunião interinstitucional para discutir e alinhar estratégias de proteção às vítimas de violência sexual, em consonância com a mobilização nacional pelo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O encontro foi idealizado pelo juiz de Direito da Comarca de Iretama, magistrado Guilherme de Mello Rossini, e contou com a participação de representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB/PR), além de profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Esporte, dos municípios de Iretama e Roncador, que integram a comarca.

Também estiveram presentes diretores de escolas municipais e estaduais, equipes dos serviços do CRAS, CREAS, Casa Lar, Serviço de Convivência, bem como conselheiros tutelares, reafirmando o compromisso da rede de proteção local com a causa.

Durante a reunião, foi realizada uma palestra com foco no tema “Protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual”. As discussões se deram em torno da construção de um fluxo de atuação conjunta que respeite os princípios do melhor interesse da vítima, com ênfase em um atendimento humanizado, eficaz e célere.

Ao término dos trabalhos, as instituições participantes firmaram o compromisso de fortalecer a rede intersetorial de proteção e garantir a implementação de um protocolo que assegure a prioridade absoluta no acolhimento, apuração e acompanhamento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.