Notícias

Força tarefa no TJPR trabalha para entregar certidões eleitorais

Desde o dia 20 de julho, o Centro de Protocolo Judiciário Estadual do TJPR recebeu mais de 30 mil pedidos de certidões para fins eleitorais de pré-candidatos e candidatos a vereadores e prefeitos no Paraná.

Até a segunda-feira (22/8), 9.315 certidões foram expedidas, das quais 8.451já foram enviadas por e-mail aos requerentes. Há atualmente um residual de 20.307 certidões.

Para atender à imensa demanda, por determinação do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, foi criada uma força-tarefa.

Uma equipe de 15 servidores está trabalhando em regime extraordinário seis dias por semana, de segunda a sábado, com horário estendido até às 20 horas, exclusivamente na pesquisa, extração e envio de certidões por email. Outros 85 servidores fazem o mesmo trabalho em horário de expediente normal, totalizando cem pessoas na execução da tarefa.

Método de pesquisa -

As pesquisas são fonéticas, realizadas em três sistemas distintos da rede corporativa do Tribunal: PJE, PROT e JUDWIN, o que demanda mais tempo para finalização.

Quando o resultado da pesquisa é positivo, é necessário produzir informações que são enviadas ao Departamento Judiciário do TJPR para verificação de homônimo junto ao Sistema Oráculo, por filiação.

Entre as pesquisas já realizadas neste período, houve 2.172 informações positivas, as quais foram remetidas ao Departamento Judiciário para extração de certidões explicativas. Estas serão disponibilizadas por aquele Departamento aos interessados.