Notícias

TJPR usará sistema eletrônico desenvolvido pelo TRF4

Foi assinado nesta quarta-feira (27/8), no gabinete da presidência o termo de licença do direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ao Tribunal de Justiça do Paraná.

O convênio foi assinado pelos Desembargadores Guilherme Luiz Gomes e Tadaaqui Hirose, respectivamente Presidente do TJPR e do TRF4.

O Presidente do TJPR agradeceu a parceria e falou da satisfação de encontrar o amigo e ex-colega da Justiça Estadual, hoje Presidente do TRF4. "Quero dizer da alegria de ter o amigo Tadaaqui no nosso Tribunal para assinatura desse termo importante, pois temos sempre a preocupação maior com o aperfeiçoamento das nossas instituições. Quem ganha é a população, é o jurisdicionado a quem devemos prestar serviço".

Para o Supervisor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do TJPR, Desembargador Marcelo Gobbo Dalla Déa, esse convênio vai preencher uma lacuna existente na atividade administrativa do Poder Judiciário do Paraná. "Levaríamos um tempo razoável para criar um sistema semelhante. Essa parceria nos dará um ganho excepcional de tempo e dificilmente eu poderia dizer o quanto isso nos agrega".

Por sua vez, a Diretora do DTIC Maria Inês Levis Costa, também agradeceu o trabalho conjunto com o TRF da 4° Região, não só com o sistema SEI, mas com outros sistemas já utilizados pelo tribunal. "Nós já estamos trabalhando há um bom tempo juntos e isso tem sido muito positivo ao nosso tribunal. Esse sistema vem agilizar o andamento dos procedimentos administrativos da instituição também nas comarcas. O objetivo é acelerar o processo, eliminar o papel, e o SEI é muito bom e de fácil acesso".

O Presidente do TRF4, Desembargador Tadaaqui Hirose, esclareceu que esse sistema já vem sendo utilizado por vários órgãos, inclusive outros tribunais estaduais. "Para nós é uma grande satisfação e uma honra poder ceder essa nossa ferramenta, nosso sistema SEI, desenvolvido por nossos servidores, ao Tribunal de Justiça do Paraná. O TRF da 4ª Região e o TJPR têm uma ligação muito estreita, e essa proximidade tem facilitado a troca de experiências para aperfeiçoamento e inovação nos procedimentos. Com isso, poderemos caminhar sempre no sentido de atender bem o jurisdicionado", enfatizou.  

Acompanharam o ato o 1º Vice-Presidente, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; o Corregedor, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti e ainda os Desembargadores Miguel Thomaz Pessoa Filho, Adalberto Jorge Xisto Pereira, Antonio Renato Strapasson, Luiz Taro Oyama e Joatan Marcos de Carvalho, além da Secretária do TJ, Gianna Maria Cruz Bove Pereira, o Juiz auxiliar da presidência, Fábio André Santos Muniz.

Pelo TRF4, estavam presentes o Juiz Federal Eduardo Pecarelli, auxiliar da Presidência, o Juiz Nivaldo Brunoni, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e o diretor de Tecnologia da Informação, Christian Prange.

 

Compartilhamento de tecnologia

O SEI foi totalmente criado e desenvolvido por servidores do TRF4 e é cedido sem custos para outras instituições públicas. O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada por meio eletrônico. A plataforma já é adotada em dezenas de instituições brasileiras.