Notícias

Primeiro período da Operação Litoral terá início no próximo dia 26 de dezembro

A edição 2014/2015 da Operação Litoral, coordenada e supervisionada pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, iniciará seus trabalhos no próximo dia 26 de dezembro. O primeiro período, que se estenderá até o dia 7 de janeiro de 2015, terá a atuação dos Juízes de Direito Rodrigo Afonso Bressan (unidade de Guaratuba), Marcos Antonio Frason (unidade de Pontal do Paraná) e João Angelo Bueno (unidade de Matinhos), cada qual auxiliado por 4 servidores do Poder Judiciário. A Ilha do Mel, pertencente à Comarca de Paranaguá, terá atendimento mediante demanda, com agendamento de pauta específica.

Segundo o Supervisor-Geral da Operação e 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, houve "acréscimo, na presente edição, do atendimento às causas da Infância e da Juventude, tanto protetivas quanto socioeducativas, que significará ganho de qualidade, pois não apenas os adultos, mas também as crianças e adolescentes, precisam de pronta resposta do Poder Judiciário, inclusive na alta temporada de verão do litoral". Para atingir esse objetivo, foram realizadas reuniões com as redes de proteção dos Municípios litorâneos, envolvendo os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Conselheiros Tutelares e Secretarias Municipais.

Haverá, também, projeto-piloto intitulado Juizado Móvel, que promoverá campanhas de prevenção e orientação à população, com distribuição de panfletos, cartilhas e informativos, mediante transporte por van do Tribunal de Justiça. A unidade móvel, ainda, prestará atendimento a acidentes de trânsito sem vítimas, com audiências de conciliação no local da ocorrência, nos mesmos moldes do Juizado Móvel de Trânsito da Comarca de Maringá (projeto capitaneado pela Juíza de Direito Liéje Aparecida de Souza Gouvêia).

O PAPPUD (Programa de Alternativas Penais em Prevenção ao Uso de Drogas) se fará presente, com atuação da Psicóloga Aline Pedrosa Fioravante, que atuará com dinâmicas de grupo e orientação individual, utilizando, inclusive, modernas técnicas de justiça restaurativa.

Os trabalhos terão supervisão do Desembargador Fernando Wolff Bodziak, com apoio do Desembargador Hamilton Mussi Correa, e coordenação do Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Fábio Ribeiro Brandão. 

Acesse aqui a portaria com a escala de Juízes.