Notícias

TJPR implanta a APAC de Marilândia do Sul


TJPR implanta a APAC de Marilândia do Sul

Seg, 12 set 2016 10:41:28 +0000

Em prestigiada cerimônia, Marilândia do Sul recebe a mais nova APAC paranaense. São 30 APACs, atualmente, em plena expansão no Estado do Paraná. Prefeito, Vereadores, Advogados, líderes religiosos manifestaram apoio ao método APAC, que vem reduzindo custos e aumentando a ressocialização no sistema penitenciário paranaense.

A Juíza da Comarca, Stephanie Assis, destaca a alegria de implantar mais uma APAC: "Enquanto Juíza de Palmital, tive a oportunidade de implantar a APAC de lá, conhecendo os benefícios para a Segurança Pública local. Agora, chegando em Marilândia do Sul, minha primeira providência foi reunir autoridades e população local, para iniciarmos, imediatamente, os trabalhos da APAC”.

Ainda, segundo a Juíza de Marilândia, a situação estava preocupante com cerca de 50 presos em duas celas. Algo inovador precisava ser feito. E encontram na APAC a possibilidade de mudar esse cenário, sobretudo pela redução da reincidência.

O Prefeito de Marilândia do Sul, Pedro Sérgio Miléski, falou sobre o apoio ao projeto: "Estivemos em Barracão, onde fomos muito bem recebidos no Judiciário e na APAC, pela atenciosa equipe da Juíza Branca Bernardi. Constatamos os resultados dos Projetos e queremos, muito, contribuir para a implementação da APAC em Marilândia do Sul”.

Para Branca Bernardi, Juíza Coordenadora da implantação das APACs no Paraná, a implantação de mais uma APAC é vista com muita esperança. “Stephanie coordena muito bem o diálogo com as autoridades e a comunidade local. Será uma APAC de muito sucesso, “Precisamos, mesmo, de novidade, de um método novo, que dê esperanças para acreditarmos em um futuro promissor na área de execução da pena, na área de Segurança Pública”.

A Juíza Coordenadora das APACs falou do sucesso do projeto que é a redução dos custos e o aumento da ressocialização. São 800.000 presos no país. As estatísticas comprovam que 86% desses presos, quando em liberdade, cometerão novos crimes.

A APAC no Paraná vem cumprindo seu papel. Além das APACs no estado, já está sendo prestando apoio para 6 APACs em Santa Catarina e mais 6 APACs no Rio Grande do Sul. É uma perspectiva muito positiva para toda a nossa Região Sul.

Na oportunidade, Branca Bernardi agradeceu aos Juízes de Direito e Promotores de Justiça que estão assumindo o desafio de implantar APACs em suas Comarcas e o apoio do Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.