O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), convidou a professora de História da Arte da Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR), Rosemeire Odahara Graça, para acompanhar a exposição do gênio renascentista Leonardo da Vinci. 

 

               

               

 

Doutora em Filosofia da Educação pelo Institute of Education da University of London, a professora Rosemeire transformou a oportunidade de interagir com as diversas abordagens do polímata algo ainda mais sublime. Suas imprescindíveis observações foram apresentadas na entrevista a seguir.

Na primeira parte da entrevista, a professora doutora elucida sobre como se apresenta a exposição “500 anos Da Vinci Experience e suas invenções”. A exibição apresenta a trajetória do artista e suas principais criações. A mostra é dividida em quatro núcleos, que convidam o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens: engenharia, arquitetura, pintura e anatomia.

 

 

Em seguida, Rosemeire explica que Leonardo é um estudioso tanto do período clássico quando do período medieval. Desse modo, nas obras do artista, figura-se tanto os elementos do humanismo quanto elementos dos valores religiosos. 

 

 

 

A professora também nos apresenta o núcleo da exposição que mostra a importância das descobertas de Leonardo para o funcionamento daquilo que mais tarde será criado. São objetos que mostram o raciocínio do artista e do cientista. Ela revela que muitos dos seus estudos ficaram engavetados por muitos anos. Apenas no século XIX, alguns estudiosos revisitam os experimentos dos séculos XIV, XV. No século XX, a sabedoria escondida passa ser resgatada.

 

 

O quarto vídeo conta sobre a Monalisa, a obra mais conhecida e analisada do mundo, que está no Louvre, na França, a despeito do autor ter vivido no que passou a ser a Itália. É um quadro que ficou com o artista até o final de sua vida.

 

 

No último vídeo, a professora fala sobre a Última Ceia. Por ter sido feita na parede e ter sido usada por Da Vinci como um experimento de técnicas, a obra, pouco tempo depois de pronta, mostrou-se descorada, com aparência de estragada.

 

 

 


Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci (1452-1519) é considerado por muitas pessoas uma das mentes mais brilhantes da história. Engenharia, arquitetura, pintura e anatomia são algumas das áreas que o artista abordava com maestria. Inclusive, foi ele quem pensou e desenvolveu o paraquedas, o volante e a asa-delta.