Árvore é plantada na praça do TJPR simbolizando a integridade na instituição
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Árvore é plantada na praça do TJPR simbolizando a integridade na instituição
ÁRVORE É PLANTADA NA PRAÇA DO TJPR SIMBOLIZANDO A INTEGRIDADE NA INSTITUIÇÃO
Cerimônia do plantio de um ipê marcou a abertura do II Fórum Internacional de Integridade no Tribunal paranaense
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, plantou um ipê no jardim da praça do Palácio da Justiça, no fim da tarde de quinta-feira (17/10), simbolizando a integridade do Poder Judiciário no Paraná. A cerimônia do plantio da árvore reuniu as autoridades participantes da segunda edição do Fórum Internacional de Integridade do TJPR, que aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro no Tribunal Pleno. “A cultura da integridade não nasce de um dia para o outro, tem que ser plantada como uma árvore, e se constrói a cada dia”, ressaltou o coordenador científico do fórum, Marcelo Zenkner, que fez uma palestra sobre “Fundamentos da Integridade Pública.”.
Durante o evento, foram discutidos temas como integridade, governança, ética, diversidade e inclusão. Para Zenkner, ser íntegro não é ser perfeito, mas saber reconhecer o erro e falar sempre a verdade para si mesmo e para os outros, evitando o auto-engano, como alertava o filósofo alemão Immanuel Kant. “Por isso precisamos passar essa mensagem da integridade como algo que seja tão profundo como as raízes de uma árvore, para que a pessoa passe a agir todos os dias pensando nessa questão”, observou Zenkner, que fez doutorado em Direito Público na Universidade Nova de Lisboa e atuou no setor público nos últimos anos.
O plantio do ipê representa a cultura da integridade que a atual gestão do TJPR tem priorizado, ampliando o conceito de compliance das instituições privadas, como o combate à corrupção, respeito à diversidade e ao meio ambiente. Nas instituições públicas, principalmente no Sistema Judiciário, afirma Zenkner, é necessário criar raízes fortes deixando crescer um caule que produza folhagem sempre renovada e frutos. “A missão central do Fórum é espalhar sementes de integridade que cada um que esteve presente aqui vai poder pulverizar por onde for”, disse o coordenador científico, reafirmando a importância de o poder público dar o exemplo para toda a sociedade.
Junto da árvore plantada foi disposta uma placa com os seguintes dizeres:
A Árvore como Símbolo da Integridade: Resiliência e Crescimento
Raízes profundas representam valores e estabilidade
As raízes sustentam árvores e, da mesma forma, valores sólidos sustentam instituições e indivíduos. Oferecem estabilidade e orientam decisões éticas em tempos de adversidade.
O caule reflete a flexibilidade necessária
Forte, mas flexível, o caule adapta-se ao vento sem quebrar. A integridade permite adaptação sem comprometer os princípios éticos.
Folhas que caem e renascem simbolizam a resiliência
As folhas caem nas adversidades, mas renascem. Organizações e pessoas com integridade se renovam e florescem após desafios.
Árvores bem cuidadas geram frutos valiosos
Árvores e pessoas íntegras produzem resultados duradouros e impactam positivamente a sociedade.
Como as árvores, espalhamos sementes de ética, promovendo uma cultura de respeito e justiça.