Centro Médico do TJ-PR inicia atividades em apoio à Campanha Outubro Rosa


CENTRO MÉDICO DO TJ-PR INICIA ATIVIDADES EM APOIO À CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Durante esta semana os profissionais da saúde vão realizar exames e explicar qual a melhor forma de prevenir a doença

Esta semana o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) está disponibilizando atendimento para os magistrados e servidores no Centro Médico, em Curitiba. A ação faz parte das atividades desenvolvidas em apoio à Campanha Outubro Rosa.
Os profissionais da área da saúde vão realizar exames e explicar qual a melhor forma de prevenir a doença. Também vão informar sobre a importância do diagnóstico precoce. Os atendimentos ocorrerão de 16 a 20 de outubro, das 14h às 16h.
Autoexame
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) quando a doença é identificada no início, em grande parte dos casos, as chances de tratamento e cura aumentam. Por esse motivo, é de extrema importância a realização do autoexame.
As mulheres devem observar as mamas sempre que se sentirem confortáveis, por exemplo, durante o banho ou ao trocar de roupa – esses podem ser momentos adequados para a realização do autoexame. De acordo com especialistas do INCA, não existe a necessidade de uma técnica específica de autoexame e nem um determinado período do mês. Na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias e não por meio de uma prática sistemática de se autoexaminar.
Outra indicação é fazer a mamografia. A recomendação é realizar o exame a partir dos 50 anos de idade, porém, nos casos de histórico de câncer na família, o recomendável é efetuar o exame uma vez ao ano.
É importante também que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.
Ainda de acordo com dados do INCA, quando o tumor é detectado em seu estágio inicial, a possibilidade de cura é de mais de 90%.
Com informações INCA.