Comarcas de Paraíso do Norte e Congonhinhas realizam ações para prevenção da violência contra a mulher


COMARCAS DE PARAÍSO DO NORTE E CONGONHINHAS REALIZAM AÇÕES PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

As iniciativas contemplam a Semana da Justiça pela Paz em Casa e a campanha Sinal Vermelho

Na 19ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 22 a 26 de novembro, o Fórum da Comarca de Paraíso do Norte, através da união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios de Paraíso do Norte, Mirador e São Carlos do Ivaí, desenvolveu atividades de conscientização e prevenção à violência doméstica. A Semana é uma campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais estaduais, para agilizar casos relacionados a violência contra a mulher e conscientizar a comunidade. 

Ao longo da Semana e de todo o mês de novembro, foram realizadas palestras, carreatas e uma ‘Pedala pelo combate à violência doméstica’. Na cidade de São Carlos do Ivaí, por meio do Projeto Piá, crianças e adolescentes foram sensibilizadas sobre a Violência. A Blitz pela "Não Violência contra a Mulher" contou com apresentação cultural das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e panfletagem nas ruas e comércio do município com a divulgação da Campanha Sinal Vermelho. 

A Campanha Sinal Vermelho, lançada em junho de 2020 pelo CNJ e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), consiste em um mecanismo para solicitar ajuda. A vítima pode sinalizar o pedido de socorro marcando, com caneta ou batom, um “x” vermelho na mão. No dia 10 de novembro, o símbolo foi reconhecido como oficial pela Câmara Municipal de Curitiba, de forma que comerciantes, agentes de segurança e a comunidade devam conhecê-lo e atender à solicitação da vítima. Em outros municípios do Estado, a adesão à Campanha é voluntária. 

O Serviço de Registro de Imóveis da Cidade de Congonhinhas e o Serviço Distrital de Santo Antônio do Paraíso, ambos pertencentes ao Foro Extrajudicial da Comarca de Congonhinhas, aderiram à Campanha Nacional Sinal Vermelho, em combate à violência doméstica. “Ambas serventias aderiram à iniciativa tão logo foram convidadas, reforçando o apoio ao combate à violência doméstica na comarca”, comentou a Juíza de Direito Daniele Liberatti. A iniciativa reforça a proteção às vítimas, principalmente nos municípios em que não há delegacia de polícia, como Santo Antônio do Paraíso.