Corregedoria-Geral da Justiça implanta primeira fase do Programa Gestão Integrada de Unidades Judiciais (PGI)
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Corregedoria-Geral da Justiça implanta primeira fase do Programa Gestão Integrada de Unidades Judiciais (PGI)
Corregedoria-Geral da Justiça implanta primeira fase do Programa Gestão Integrada de Unidades Judiciais (PGI)

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA IMPLANTA PRIMEIRA FASE DO PROGRAMA GESTÃO INTEGRADA DE UNIDADES JUDICIAIS (PGI)
O Programa de Gestão Integrada de Unidades Judiciais (PGI) foi lançado no Tribunal de Justiça do Paraná na tarde desta terça-feira (2/8), quando o mesmo foi apresentado a magistrados e servidores. O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti, falou sobre as vantagens do PGI, que facilitará a rotina de juízes e servidores, trazendo maior operabilidade ao trabalho. “A prestação jurisdicional será mais célere e eficiente”, disse.
Grandinetti destacou ainda que o novo Programa vem de encontro aos objetivos da Corregedoria-Geral. “Racionalidade e desburocratização são metas que temos buscado”, disse. O Programa é inédito e pioneiro no País. Participaram da reunião de lançamento do PGI os Juízes Auxiliares: Angela Maria Machado Costa, Diego Santos Teixeira, Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, Marco Antônio Massaneiro, Sérgio Luiz Patitucci e Horácio Ribas Teixeira. Também estavam presentes as servidoras Maria Vitória Guedes Viotti, Cristiane Iwamoto e Angélica Elisa Gadens, que conduziu a apresentação.
Programa Gestão Integrada -
Com o objetivo de promover a melhoria da prestação jurisdicional, consubstanciada na eficiência, na celeridade processual, na satisfação dos jurisdicionados e no bem-estar de Magistrados e Servidores, e em atendimento a pedidos formulados perante este Órgão, esta Corregedoria-Geral da Justiça inicia a implantação do Programa Gestão Integrada de Unidades Judiciais (PGI).
Trata-se de Programa em desenvolvimento no âmbito institucional da Corregedoria-Geral, no Gabinete do Corregedor-Geral, sua Assessoria Jurídica, Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria (NEMOC), Juízes Auxiliares e suas equipes, Assessoria Correicional, Força-Tarefa e ainda auxílio de outros Magistrados e Servidores.
O que se pretende é que, na medida em que as demais fases do Programa forem sendo desenvolvidas, os demais setores do Tribunal de Justiça venham a integrá-lo nas suas respectivas esferas de competência, bem como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil e as entidades representativas de Magistrados e Servidores.
A primeira fase de implantação do Programa é a disponibilização de uma página eletrônica própria, contendo diversas informações relacionadas às atividades desenvolvidas nas Unidades Judiciais do 1º Grau de Jurisdição, como modelos e manuais, compilação de atos normativos separados por área de atuação e assunto, ferramenta de coleta e divulgação de boas práticas, avisos, perguntas frequentes, apresentação do PGI e outras informações afetas aos procedimentos das Varas Judiciais e desta Corregedoria-Geral da Justiça.
Esse espaço pode ser acessado da seguinte forma:
Na área Intranet (após o preenchimento do usuário e da senha), acesse a Aba “Serviços” > “Meus Sites de Comunidades” > Sites disponíveis” > “PGI – Programa Gestão Integrada” > clicar em “Participar” > Acesse o site clicando em cima do nome “PGI – Programa Gestão Integrada”. Após, é possível acessar o site da PGI pelo menu superior direito “Meus sites”.
Qualquer dúvida, acessa a imagem ilustrativa, clicando aqui.
A expectativa é poder contar com a participação, a colaboração e o apoio de todos, e que as ferramentas disponibilizadas possam efetivamente auxiliar nos trabalhos e atividades desenvolvidos junto às Varas Judiciais e contribuir com a construção de um Judiciário mais célere e eficiente e acessível a todos os cidadãos.