DAUDI realiza auditoria sobre a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br)


DAUDI REALIZA AUDITORIA SOBRE A PLATAFORMA DIGITAL DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO (PDPJ-BR)

Iniciativa decorre de Ação Coordenada do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O Departamento de Auditoria Interna (DAUDI) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) iniciou a auditoria sobre a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). O normativo tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais, preservando os sistemas públicos em produção, mas consolidando pragmaticamente a política para a gestão e expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe). 

Resultado de uma Ação Coordenada do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa tem por objetivo avaliar, por exame de conformidade, a aderência e as exigências da política pública instituída pela Resolução nº 335/2020 do CNJ. Além disso, a atividade procura garantir o atendimento a outras exigências, como das Portarias nº 252/2020, 253/2020 e 37/2022, assim como da Resolução nº 443/2022 e da Portaria nº 25/2022, todas do CNJ. 

A partir dessa atividade, além das conclusões que serão destinadas ao próprio CNJ, busca-se agregar valor, melhorar as operações e auxiliar o Poder Judiciário do Estado do Paraná a alcançar objetivos relacionados à PDPJ-Br.   

A auditoria encontra-se alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao princípio norteador nº 02 – Aumento da eficiência – do Plano de Gestão para o biênio 2021/2022.