Nota de pesar pelo falecimento do Corregedor-Geral da Justiça, Des Hamilton Mussi Correa

Legenda

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA, DES HAMILTON MUSSI CORREA

Decreto Judiciário suspende expediente e estabelece luto oficial

É com profundo pesar que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) informa o falecimento do Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Hamilton Mussi Correa, nesta quarta-feira, 16 de outubro, aos 74 anos. Em razão disso, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, decretou luto oficial nas repartições judiciárias do Estado do Paraná pelo prazo de três dias e suspendeu o expediente no âmbito do 1º e 2º Grau de Jurisdição na data de hoje (16/10/2024) em todo o Estado do Paraná.

O velório será realizado na capela do Tribunal de Justiça a partir das 14h, seguido da cerimônia de despedida marcada para às 20h do mesmo dia. 

O presidente do TJPR também manifestou seu pesar pelo falecimento do magistrado:

Em nome da família Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, expresso profunda tristeza pelo falecimento do desembargador Hamilton Mussi Corrêa, digníssimo Corregedor-Geral da Justiça.

O Desembargador Hamilton foi um magistrado exemplar, totalmente comprometido com a causa da Justiça, deixando um legado de boas ações por onde passou, sendo uma referência em nossa honorável Corte. 

Além de sua atuação na magistratura, era um amigo querido e um pai de família dedicado e atencioso.

Que Deus Pai, em sua infinita bondade, o acolha na Casa Celestial e console a família enlutada.


Luiz Fernando Tomasi Keppen 
Presidente do TJPR

Biografia do Des. Hamilton Mussi Corrêa
Hamilton Mussi Corrêa, filho de Oribes Corrêa e de Diva Mussi Corrêa, nasceu no dia 25 de abril de 1950, em Curitiba (PR). Bacharel em direito pela Universidade Católica do Paraná, turma 1973.

Após concurso público, foi nomeado juiz adjunto da comarca de Cascavel em 30 de agosto de 1978. Promovido ao cargo de juiz de direito em 5 de fevereiro de 1980, judicou nas comarcas de Clevelândia, Santo Antônio do Sudoeste Arapongas, Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Curitiba.
Em 12 de abril de 2002 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Foi juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral em 1998. Possui artigos de natureza jurídica publicados em jornais e revistas de Curitiba.
Em 2023 assumiu a Corregedoria-Geral de Justiça onde atuou até a presente data.

Confira o Decreto Judiciário Nº 560/2024 - D.M clicando aqui. 


X Semana Nacional da Conciliação finaliza suas atividades superando as expectativas

Legenda

X SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO FINALIZA SUAS ATIVIDADES SUPERANDO AS EXPECTATIVAS

Com o tema “O caminho mais curto para resolver seus problemas” a 10ª edição da Semana Nacional da Conciliação alcançou resultados expressivos no Paraná. O movimento pela conciliação, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de novembro, atendeu quase 20 mil pessoas e registrou mais de 8 mil audiências realizadas, um número três vezes maior do que o registrado no ano anterior.

No 2º grau o número de audiências aumentou drasticamente e o resultado superou as expectativas, o índice de acordo ultrapassou os 65%. No 1º grau esse índice também cresceu, em 2015 foram feitos mais do que o dobro de acordos em relação a 2014. Outro índice que também cresceu foi o dos valores homologados que, em 2015 ultrapassaram os 6 milhões de reais.

Os números podem ser explicados pelo engajamento de todo o Judiciário paranaense. Só entre os magistrados e servidores, o número de participantes mais que dobrou, passando de 647, em 2014, para 1332, nesta edição.

O trabalho de formação e capacitação de conciliadores e mediadores, desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), durante os últimos meses, também foi de grande importância. Só nesta edição do evento, o número de conciliadores participantes teve um crescimento de cerca de 190%. O Desembargador Fernando Wolff Bodziak, Presidente do NUPEMEC, destacou a importância do trabalho de todos: “Agradeço a dedicação de todos os envolvidos, sem a qual não seria possível obter resultados tão impactantes”.