Foro Central da Comarca de Londrina recebe visita técnica de alunos de Direito


Foro Central da Comarca de Londrina recebe visita técnica de alunos de Direito

Alunos conheceram instalações da Justiça, a Penitenciária Estadual de Londrina 2 e o Fórum Eleitoral 


Ter, 07 nov 2023 20:03:29 +0000

O Fórum do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Londrina recebeu no dia 1° de novembro os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), da cidade de Santo Antônio da Platina, para uma visita técnica. O grupo foi recepcionado por servidores e magistrados, que falaram das suas trajetórias, experiências e rotinas profissionais, além de tirarem dúvidas sobre as atividades do Poder Judiciário Estadual e a carreira da magistratura. 

O juiz de Direito Alberto Junior Veloso recebeu os visitantes e apresentou as instalações do fórum. Os alunos também receberam informações sobre alguns projetos desenvolvidos na comarca, tais como: a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), em que a psicóloga Thaís Zanolla apresentou em uma exposição o processo de adoção internacional e o trabalho desenvolvido pela Comissão; e as Instalações do Núcleo de Informática do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) em Londrina, apresentadas pelo servidor James Charlie Dessunti, responsável pelo Núcleo. 

Para a acadêmica do 6º período Thamires Machado Barbosa, a visita permitiu conhecer mais do trabalho desenvolvido pelos servidores: “Essa vivência singular nos permitiu adentrar além da superfície, conhecendo não somente as atribuições dos servidores públicos, mas também recebendo preciosos conselhos que, sem dúvida, orientarão nossas escolhas de carreiras futuras.” 

As estagiárias de psicologia Amanda Carolina Rocha e Isabela Cazé de Souza falaram sobre os projetos desenvolvidos pela Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu), e a psicóloga Aline Pedrosa Fioravante, do Núcleo de Apoio Especializado à Criança e ao Adolescente (NAE), explicou aos alunos como são realizados os depoimentos de crianças vítimas de violência, além de destacar o projeto Cão de Assistência Judiciária do Brasil, que é referência nacional. 

Para a aluna do 4º período de Direito Maria Tereza Trindade Luna, a ocasião contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional: “A visita ao Fórum Estadual de Londrina me mostrou como funciona nosso sistema judicial e despertou mais ainda a vontade de também fazer a justiça para aqueles que necessitam dela. Foi uma experiência enriquecedora que contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Com certeza foi uma experiência de aprendizado e motivação muito grande para mim que sempre fui apaixonada pelo curso de Direito e pela justiça.” 

O grupo estava acompanhado da professora de Direito Gislaine Fernandes de Oliveira Mascarenhas Aureliano, que destacou a importância da realização de visitas: “Foi sensacional a experiência vivenciada num dia atípico para os nossos acadêmicos de Direito, que não estão habituados a grandes comarcas, com vários servidores trabalhando e com estrutura e instalações diferenciadas. Demonstrar a prática através de visita in loco foi uma forma de unir a teoria à prática e fazer com que percebam que estar conectados com pessoas dedicadas e comprometidas com o trabalho forense faz toda a diferença.” A professora também é servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) na Comarca de Ribeirão do Pinhal. 

Para o aluno Victor Guilherme Garcia Ribeiro, que está no 10° período, é importante presenciar o trabalho desenvolvido em uma grande comarca: “A visita técnica ao Fórum de Londrina foi importante para nós, acadêmicos de Direito, prestes a iniciar neste vasto mundo jurídico. Nós, iniciantes na prática jurídica, aproximamo-nos da realidade de uma grande comarca e pudemos perceber a complexidade que envolve um sistema criado para atender a população com agilidade e eficiência, mesmo diante de uma grande demanda, por meio de um volume surpreendente de novos processos diários.” 

Os acadêmicos também visitaram a Penitenciária Estadual de Londrina 2, onde foram recepcionados pelo diretor da unidade, Michel Hildebrand, e pelo juiz de direito da Vara de Execuções Penais Katsujo Nakadomari, que proferiu uma palestra aos visitantes sobre o sistema de execução penal. A visita foi finalizada no Fórum Eleitoral, onde os alunos foram recepcionados pelas servidoras da Justiça Eleitoral Jacqueline Piton Volpi e Luciana Maria Fetter, que fizeram uma exposição sobre o processo eleitoral.