Juíza fala sobre adoção em programa de TV


JUÍZA FALA SOBRE ADOÇÃO EM PROGRAMA DE TV

A Juíza Lídia Munhoz Mattos Guedes participou do programa Café Teológico, da TV Evangelizar

No programa, exibido no dia 11 de junho, a Juíza Lídia Munhoz Mattos Guedes, titular da 1ª Vara da Infância, Juventude e Adoção de Curitiba, explica como é o trabalho do Poder Judiciário paranaense para a conscientização das pessoas sobre a importância do tema da adoção, a partir de sua experiência de 15 anos na área. Ela esclarece quais são os requisitos legais para adotar e como é a realidade no país atualmente.

Durante a entrevista a magistrada desmistifica a visão de que há uma demora excessiva no processo. Segundo a Doutora Lídia Guedes, ele costuma ser bastante rápido. O que pode gerar algum atraso são as exigências dos futuros pais, que buscam crianças mais novas e com características físicas específicas. Isso gera dificuldades para a maioria das crianças e adolescentes acolhidos em Casas Lares, que não possuem esse perfil pretendido.

Procedimentos para adoção

Os interessados em adotar podem iniciar os procedimentos nas Varas de Infância, onde irão encontrar todas as orientações necessárias para entrar com o pedido, sem a necessidade de contratar um advogado. A 1ª Vara da Infância de Curitiba fica localizada na R. da Glória, 290. O telefone é (41) 3250- 1776 ou 1777.

Toda quinta-feira, às 14 h, a equipe de técnicos da 1ª Vara realiza uma reunião no 8º andar do edifício para prestar esclarecimentos sobre o processo. Mais informações sobre adoção podem ser encontradas na página da Tribunal de Justiça do Paraná dedicada ao tema.

Acesse aqui o programa completo.