Novos componentes da Cevid iniciam trabalhos para o cumprimento da Meta 8 do CNJ

Foto: IRWL.

NOVOS COMPONENTES DA CEVID INICIAM TRABALHOS PARA O CUMPRIMENTO DA META 8 DO CNJ

O grupo se reunirá todos os meses para apresentar ações que possam melhorar ainda mais o atendimento às mulheres vítimas de violência

Com o objetivo de cumprir a Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Coordenaria Estadual da Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) deu início nesta quinta-feira (18/5) aos trabalhos de um grupo formado por juízes de diversas regiões do estado, por videoconferência.

A Meta 8 prioriza o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Esses juízes são os novos componentes da Cevid. A reunião aconteceu no 4.º andar do Palácio da Justiça, em Curitiba.

Segundo a Desembargadora Lenice Bodstein, coordenadora da Cevid, esse foi um momento histórico. “A coordenação toma uma nova formatação não só descentralizada, como mais ampla e mais regionalizada, o que vem ao encontro dos anseios desta coordenadoria”, ressaltou.

Programação

Durante os trabalhos discutiram-se as atividades a serem realizadas na Semana Nacional Pela Paz em Casa, que acontecerá mais duas vezes neste ano: de 21 a 25 de agosto e de 20 a 24 de novembro. A primeira foi em março.

Ainda foram apresentados projetos já existentes nas comarcas em que atuam os juízes que agora fazem parte da Cevid, além da criação de um banco de dados de todo o Estado com sentenças, acórdãos, estatísticas, jurisprudência e modelos para plantão.

Com objetivo de melhorar ainda mais o atendimento pelo Poder Judiciário às mulheres vítimas de violência, o grupo se reunirá todos os meses, para compartilhar projetos em andamento, discutir resultados e estudar novas ferramentas e ações que ajudem na questão. Os juízes das comarcas do interior participarão via videoconferência, evitando assim seu deslocamento.

Os resultados, como projetos, ações e ferramentas, que atingirem o objetivo serão posteriormente divulgados a outros magistrados, para possível implantação em suas comarcas de acordo com a realidade de cada uma.

Novos integrantes

Os novos componentes foram designados pela portaria n.º 3969-D.M, são eles: a Desembargadora Lenice Bodstein, coordenadora da Cevid; o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Jefferson Alberto Johnsson; o Juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos e de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Foz do Iguaçu; o Juiz Augusto Gluszczak Junior, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e Anexas do Foro Regional de São José dos Pinhais; e as Juízas Carmem Silvana Zolandeck, da 3ª Vara Criminal de Guarapuava; Marcia Margarete do Rocio Borges, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Foro Central de Curitiba e Mônica Fleith, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos, do Foro Central de Maringá.

Participantes

Além dos novos integrantes, estiveram presentes o Presidente do TJ-PR, Desembargador Renato Braga Bettega, a chefe da Secretaria do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São José dos Pinhais, Franciele Pereira do Nascimento, a assessora da Cevid, Bruna Caroline Monteiro Rosa e demais servidores.

Mais fotos no nosso flickr.