Órgão Especial aprova Relatório Anual de Auditoria Interna


ÓRGÃO ESPECIAL APROVA RELATÓRIO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA

Documento apresenta as conclusões sobre o desempenho da unidade ao longo do ano

O Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aprovou por unanimidade, na última segunda-feira (27/9), o Relatório Anual de Auditoria Interna (RAAI), exercício 2020. A sessão foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo canal do TJPR-Sessões no YouTube. 

O documento constitui o instrumento pelo qual o Departamento de Auditoria Interna (DAUDI) submete ao OE as conclusões sobre o desempenho da unidade de auditoria interna em relação ao Plano Anual de Auditoria. Também constam no Relatório a relação entre as atividades planejadas e efetivamente executadas, as consultorias realizadas, os principais resultados das avaliações, a declaração de manutenção da independência durante a atividade, os principais riscos e fragilidades de controle do TJPR e a avaliação da governança institucional. 

Na oportunidade, o Relator, Desembargador Marcus Vinícius de Lacerda Costa, destacou que “o Departamento de Auditoria Interna (DAUDI) cumpriu com louvor o objetivo de agregar valor às operações do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná como instituição, ao contribuir sobremaneira para avaliação e eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança do Poder Judiciário local”.  

A aprovação do RAAI pelo Órgão Especial reforça a independência do DAUDI na realização das suas atividades, com exclusiva atuação na Terceira Linha do Sistema de Controle Interno do Poder Judiciário do Paraná (Modelo das Três Linhas do Institute of Internal Auditors – IIA), com diretrizes instituídas pelas Resoluções nº 308 e 309/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nº 274/2020 e 289/2021, do Órgão Especial. 

Confira a íntegra da Sessão