Pesquisa sobre evasão escolar de meninas recebe apoio do Cejusc de União da Vitória


PESQUISA SOBRE EVASÃO ESCOLAR DE MENINAS RECEBE APOIO DO CEJUSC DE UNIÃO DA VITÓRIA

O projeto Combate à Evasão Escolar, do TJPR, fornecerá os levantamentos para as pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná

Nessa sexta-feira (18/02), autoridades do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram termo de cooperação técnica celebrando a parceria entre a Universidade e o projeto “Combate à Evasão Escolar”. O programa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória fornecerá os dados coletados à pesquisa "Fracasso Escolar de Alunas na Educação Básica: Análise da trajetória escolar durante a pandemia da Covid-19 e a expulsão do Direito à Educação", da UFPR. 

A pesquisa em questão busca a compreensão do fracasso escolar de meninas matriculadas em escolas estaduais das cidades da comarca de União da Vitória por uma perspectiva de raça, gênero e classe. A Dra. Célia Ratusniak, pós-doutoranda em Educação e coordenadora do estudo, afirma que faltam pesquisas tematizadas nas meninas, e que descobrir as causas da evasão escolar delas pode inspirar políticas públicas de equidade de gênero. 

A 2ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, aponta o cenário observado nas escolas: “O que nós temos hoje é uma sexualidade precoce, na qual as meninas engravidam muito rápido e a própria família educa que ‘ah, você engravidou, então você vai voltar para casa e não vai mais estudar’. Isso não pode acontecer. A melhor reparação é quando se unem faculdades e instituições que visam cautelar e evitar uma violência.” 

O estudo será viabilizado com o acesso às informações levantadas pelo projeto “Combate à Evasão Escolar”, que busca identificar e solucionar casos de evasão escolar, além de desenvolver ações preventivas. No ano passado, a iniciativa foi reconhecida nacionalmente e venceu o primeiro lugar do Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

“O estudo da UFPR dá uma confirmação técnica para o trabalho que já fazemos, no sentido de correção, de viabilidade e de manutenção de políticas públicas, e às vezes até uma flexibilização de rumos, promovendo a prevenção da judicialização”, afirmou o juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, coordenador do Cejusc de União da Vitória e idealizador do projeto "Combate à Evasão Escolar". 

Além das autoridades citadas, compareceram à cerimônia o reitor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Ricardo Marcelo Fonseca e o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Luciano Carrasco Falavinha Souza. 

 

Saiba mais 

Durante o evento de assinatura, a Dra. Célia Ratusniak e o juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny concederam entrevistas à equipe de Comunicação e Cerimonial sobre a iniciativa. Confira: