Poder Judiciário paranaense adota Política de Sustentabilidade


PODER JUDICIÁRIO PARANAENSE ADOTA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

Resolução já começa a mostrar resultados. Na comarca de Prudentópolis, diversas ações de responsabilidade ambiental foram implementadas

Na última quinta-feira (2/12), foi publicada a Resolução nº 324/2021 do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que dispõe sobre a política de sustentabilidade no Judiciário paranaense. O documento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e respectivos princípios norteadores, aos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como aos indicadores, definições e preceitos estabelecidos pela Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata sobre o tema. 

O objetivo é implementar uma política voltada à gestão ambientalmente correta, economicamente viável, socialmente justa, culturalmente diversa e comprometida com o valor da integridade. A Resolução visa, ainda, a definição de ações para o combate de todas as formas de desperdício de recursos naturais e de bens públicos, com estímulo à ecoeficiência e à adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, a conscientização de todas as colaboradores e colaboradores para a adoção de boas práticas socioambientais, e a criação de projetos que busquem reduzir os custos operacionais e comprometidos com a eficiência e a racionalidade no uso dos recursos públicos. 

 

Prudentópolis 

A nova Política de Sustentabilidade já começa a mostrar resultados nas Comarcas do estado. O Fórum da Comarca de Prudentópolis, por exemplo, concluiu a implementação de diversas ações do projeto de responsabilidade ambiental, no mês de dezembro de 2021. As ações visam reduzir o impacto ambiental das atividades realizadas no edifício do Fórum, por meio de medidas como reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, redução do consumo de água e energia elétrica e racionalização da utilização de materiais de consumo. 

Dentre as inciativas adotadas pela Comarca, destaca-se a instalação de um reservatório para armazenamento de água da chuva, troca das torneiras dos lavatórios, implantação de sensores de presença na iluminação dos corredores e de sete pontos de coleta de lixo reciclável.