Projeto Oficinas de Prevenção ao Uso de Drogas inicia em janeiro na comarca de Ponta Grossa

A 2ª vice-presidência do TJPR promoveu na semana passada curso de capacitação destinado a agentes sociais, envolvidos com trabalho filantrópico de auxílio a dependentes químicos da comarca de Ponta Grossa. O curso foi ministrado na sede da Escola da Magistratura do Paraná (Emap) pela assessora Adriana Accioly e contou com mais de 20 participantes.

O resultado do curso foi a elaboração de plano para que o projeto da Vara da Infância da comarca de Ponta Grossa - Oficinas de Prevenção ao Uso de Drogas (OPUD) - se efetive em janeiro de 2014.

De acordo com a magistrada Laryssa Angélica Copack Muniz "desde meados de 2013 a Vara de Infância em nossa comarca vem realizando reuniões entre agentes sociais em conjunto com o Ministério Público, no sentido de concretizar o projeto das oficinas de Prevenção ao Uso de Drogas, como já se faz na capital do Estado".

O projeto prevê num primeiro momento o atendimento de adolescentes em conflito com a lei, que receberiam a medida socioeducativa de advertência, pelo uso de drogas ou outro ato infracional leve que tenha ligação com a drogadição. Após encaminhamento do adolescente pelo Ministério Público à Oficina será aplicado um questionário para verificar se o mesmo tem perfil para frequentá-la.

Se o perfil for considerado adequado, o adolescente participará da oficina que será realizada em cinco encontros, nessa ordem: contrato informal; valores e experiência pessoal; aspectos familiares; projeto de vida, expectativas e recursos à disposição para concretizar os planos.

Para cada encontro estão escalados grupos de três pessoas, devidamente capacitados, todos voluntários, de acordo com o tema eleito pela coordenação. O primeiro grupo iniciará no dia 31 de janeiro de 2014, com término previsto para dia 28 de fevereiro.

As avaliações ocorrerão todas as terças-feiras, nas dependências do Ministério do Melhor Viver, em Ponta Grossa, das 14h às 16h, tendo início no dia 21 de janeiro. O Ministério Público poderá encaminhar à Oficina até dez adolescentes por dia.

O Projeto das Oficinas na Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa foi idealizado pelas juízas Noeli Salete Reback, Laryssa Angelica Copack Muniz e pela promotora Vanessa Hamuch Perez Erlich.