Representantes do Judiciário paranaense participam do 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Representantes do Judiciário paranaense participam do 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual
Representantes do Judiciário paranaense participam do 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual
REPRESENTANTES DO JUDICIÁRIO PARANAENSE PARTICIPAM DO 9º ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL
Evento aconteceu nos dias 26 a 28 de abril deste ano, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participou da nona edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic JE), realizado nos dias 26 a 28 de abril e sediado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O evento, que aconteceu no formato híbrido, abordou temas como aceleração digital na Justiça estadual, inteligência artificial e big data, metaverso, gestão e liderança, novos modelos de trabalho, sustentabilidade e diversas pautas que giram em torno da construção de um Judiciário estadual mais inovador.
O analista de sistemas Lauro Andrey de Souza Bueno, um dos representantes do TJPR no Encontro e líder do Grupo de Trabalho de Segurança da Informação e Comunicação, explicou a importância da participação da Corte paranaense em eventos como esse: “Temos conhecimento que os atacantes estão se atualizando, há, por exemplo, venda de serviços de ransomware na Darkweb, existe uma organização nesse mundo criminoso e não podemos ficar pra trás. Essa é a grande importância em nos relacionarmos e até mesmo criarmos trabalhos de colaboração entre os tribunais, precisamos nos juntar pra poder ampliar nossos trabalhos de proteção.”
No dia 27, o servidor palestrou no Painel “Segurança da Informação na Justiça", onde falou sobre Segurança de Tecnologia da Informação nos tribunais estaduais. “Hoje, essa segurança é um assunto importante e de destaque no ambiente da internet. Cada dia mais, temos notícias de ataques e incidentes, tanto em instituições privadas quanto públicas, algo que, até uns anos atrás, era mais difícil de ver. E a consequência desses incidentes mostra que a segurança no ambiente de TI não está mais só vinculada aos riscos de TI, muitas vezes a paralisação é total, mostrando o quanto impacta no negócio final da instituição”, relatou o analista.
Também esteve presente no evento a juíza de direito Genevieve Paim Paganella, de Curitiba. A magistrada do TJPR participou, no dia 27, do Painel “Blockchain e Criptoativos no contexto do Poder Judiciário”.
A juíza contou um pouco sobre o conteúdo de sua palestra: “O tema do blockchain é importante por se tratar de uma tecnologia disruptiva que transforma modelo de negócios e otimiza processos em geral. Características, dinâmica e modo de atuação, e, ainda, exemplos da utilização da tecnologia foram objeto do debate. Por fim, foram discutidos institutos jurídicos como propriedade, contrato e responsabilidade civil frente à nova tecnologia.”
Alguns trechos do Encontro estão disponíveis no canal no YouTube do Judiciário Exponencial.
Enastic
O Enastic faz parte uma família de eventos segmentados que tem como diferencial a realização em parceria com instituições do ecossistema de Justiça. A cada edição um novo anfitrião sedia o Encontro e o apoia em conjunto com o Judiciário Exponencial.
O Encontro possui como público-alvo líderes e gestores da Justiça Estadual e Militar, desembargadores, juízes, diretores de tecnologia, diretores-gerais, gestores técnicos e de inovação.