Servidores do TJ-PR receberão curso on-line sobre adoção e apadrinhamento

Foto: Divulgação TJ-TO.

SERVIDORES DO TJ-PR RECEBERÃO CURSO ON-LINE SOBRE ADOÇÃO E APADRINHAMENTO

O “Programa de formação para os núcleos de preparação para adoção e apadrinhamento afetivo” poderá ser realizado pelos servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), de forma gratuita, através da Organização Não-Governamental (ONG) Aconchego, em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O curso será a distância, com uma carga horário de 80 horas e terá início no dia 5 de abril com término em 31 de maio.

As informações são do site do CNJ.

A iniciativa é para aprimorar os conceitos, as diretrizes e a metodologia sobre a preparação para adoção e apadrinhamento afetivo com orientações para a condução de grupos de preparação de adotantes, padrinhos, madrinhas, crianças e adolescentes cadastrados para adoção ou incluídos no Programa de Apadrinhamento Afetivo.

Apadrinhamento afetivo 

O apadrinhamento afetivo é um programa voltado para crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento ou em famílias acolhedoras, no sentido de promover vínculos afetivos seguros e duradouros entre eles e pessoas da comunidade que se dispõem a ser padrinhos e madrinhas.

O padrinho ou a madrinha se torna uma referência na vida da criança, mas não recebe a guarda, pois o guardião continua sendo a instituição de acolhimento. Os padrinhos podem visitar a criança e, mediante autorização e supervisão, realizar passeios e até mesmo viagens com as crianças.

As inscrições já estão abertas