TJ instala 2ª Vara Cível na Comarca de Arapongas
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- TJ instala 2ª Vara Cível na Comarca de Arapongas
Em cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, foi instalada nesta quarta-feira (23), a 2ª Vara Cível da comarca de Arapongas, município da região Norte do estado. De entrância intermediária, a comarca também abrange o município de Sabáudia.
O juiz de Direito, diretor do Fórum, Evandro Luiz Camparoto, falou da necessidade da criação da nova Vara, visto que na única Vara Cível que a comarca contava até agora, tramitam mais de 18 mil processos. "É óbvio que isso repercute de forma negativa na prestação jurisdicional, atrasando-a. Por mais que os juízes, escrivão e funcionários se empenhem, trata-se de um volume de serviço invencível".
Ao agradecer o presidente Kfouri, o diretor destacou o empenho do Tribunal de Justiça em dotar o 1º grau com condições necessárias para o melhor atendimento "além de julgador ímpar, o desembargador Kfouri também é um administrador por excelência, sempre demonstrando preocupação com a eficiência da Justiça", finalizou.
Os prefeitos de Arapongas e Sabáudia, respectivamente, Luiz Roberto Pugliese e Almir Batista dos Santos agradeceram o desembargador-presidente do TJ em nome dos cidadãos das duas cidades beneficiadas com a instalação. Eles destacaram a importância da união e sintonia dos três Poderes do estado, Judiciário, Legislativo e Executivo para a concretização dessas ações. "Os três Poderes caminham com a mesma qualidade, permitindo que anseios como esses se tornem realidade", falou o prefeito de Arapongas.
O gestor do Processo e Instalação e Estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes disse, a exemplo do que já havia dito em Cambé na noite anterior, que a atual gestão do Judiciário vem dotando significativamente o 1º grau de jurisdição. Ele contabilizou que, com a instalação em Cambé, completam-se 43 varas instaladas pela atual administração do Tribunal de Justiça.
Estavam presentes a cerimônia o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Alberto Yokomizo, representando a presidente da Ordem – subseção Arapongas, Aline Graziele de Oliveira; o promotor de Justiça da comarca, Marcos Vinicius Pesenti; o desembargador Antonio Loyola Vieira; a juíza da Secretaria da Infância e Juventude e Anexos, Adriana Carrilho Danna Persiani; o juiz de Direito do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, Amarildo Clementino Soares; os juízes Substitutos da 19ª subseção Judiciária, Raphael da Moraes Dantas e Gabriela Luciano Borri, além do deputado estadual Waldir Pugliesi. A solenidade contou também com a presença de vereadores, delegados de Polícia de Arapongas, juízes, promotores, advogados, convidados e diversas autoridades da região.