TJPR apoia Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase


TJPR APOIA CAMPANHA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA PSORÍASE

Iniciativa visa informar a população sobre a doença e combater o preconceito

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) apoia a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com objetivo de informar a população sobre a doença, auxiliar na melhoria da assistência médica e combater o preconceito. A ação acontece entre os dias 24 e 29 de outubro.

A Psoríase afeta cerca de 3% da população mundial, ou seja, 125 milhões de pessoas. Estima-se que 1,3% dos brasileiros tenham a doença, sendo 30% de forma grave. A doença é considerada crônica sistêmica, autoimune e não contagiosa, mas, apesar de não ter cura, tem tratamento que possibilita ao paciente mais saúde e qualidade de vida.

A Campanha Nacional de Conscientização ocorre no mês do Dia Nacional e Mundial da Psoríase (29/10) e, desde 2016, promove ações para mostrar aos pacientes que eles podem conviver com a doença e não precisam ter uma jornada solitária. Em 2022, o foco da campanha é o acolhimento dos pacientes e o combate ao preconceito.

A iniciativa mobiliza dermatologistas de todo país, instituições públicas e privadas e, entre as ações, estão a iluminação de prédios, monumentos e pontos turísticos com as cores roxo e laranja, e a divulgação de materiais alusivos à campanha.