TJPR apresenta projetos de inovação e tecnologia ao Presidente do STJ


TJPR APRESENTA PROJETOS DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA AO PRESIDENTE DO STJ

Em visita à Corte paranaense, o Ministro Humberto Martins visitou o Palácio da Justiça e as instalações do Ateliê de Inovação

Nesta sexta-feira (18/6), o Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Humberto Martins, esteve em Curitiba e visitou o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O Ministro foi recebido pelo Chefe da Corte paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, e por membros da Cúpula Diretiva.  

O objetivo do encontro foi apresentar ao Ministro projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos no âmbito da Justiça estadual, como o Ateliê de Inovação. Desenvolvido pela atual gestão, o laboratório de inovação tem como foco detectar problemáticas e apontar soluções para diversas áreas da instituição. 

O Presidente do TJPR ressaltou a importância do intercâmbio de projetos para aprimorar o Judiciário: “Nossa gestão é pautada no ser humano e nas inovações que ele pode trazer para o serviço público. Junto a isso, a tecnologia aliada a ideias estão nos ajudando a transformar o atendimento ao jurisdicionado, seguindo todas as metas do nosso plano de gestão”. 

Foi apresentado ao Ministro, ainda, o Museu da Justiça do TJPR, que preserva diversos objetos e documentos históricos do Judiciário paranaense, e o Plenário da Corte estadual, que possui avançada tecnologia de captação de som e imagem para a transmissão das sessões. O visitante conheceu a sala do Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria (NEMOC), que possui, entre outras atribuições, a função de coletar e compilar dados estatísticos e aferir a produtividade da Justiça estadual. 

Entre as iniciativas apresentadas, o Presidente do STJ ressaltou a importância da atuação da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR). “A escola terá o papel fundamental de promover conhecimento, tão necessário para uma magistratura forte e de resultados, que sinta e responda o que a população espera. Investir em conhecimento, tecnologia e inovação é melhorar o serviço prestado ao jurisdicionado”, afirmou o Ministro. 

 

Autoridades 

Também acompanharam a visita do Ministro Humberto Martins ao Judiciário paranaense o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o Diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional, Almirante Anatalício Risden Junior; a 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Joeci Machado Camargo; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau; o Corregedor da Justiça, Desembargador Espedito Reis do Amaral; o Diretor da EJUD-PR, Desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; e o Desembargador Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra. 

 

Visita ao Palácio Iguaçu 

Antes da recepção no TJPR, o Ministro Humberto Martins foi recebido pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior. O encontro foi no Palácio Iguaçu, e contou com a participação do Presidente do TJPR e do Diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional, além de outras autoridades. 

“Esse é um dos Tribunais de Justiça mais modernos do Brasil, com um trabalho sério e inovador. Tenho certeza que ele tem muito a colaborar para o Judiciário brasileiro”, elogiou Ratinho Junior. 

O Presidente do STJ enfatizou a importância da autonomia dos poderes, com harmonia e trabalho conjunto. “Estamos trabalhando sempre de mãos dadas. Nós, que exercemos provisoriamente a Presidência do Tribunal da Cidadania, temos que demonstrar ao Brasil que estamos trabalhando unidos, sem distância. Ou seja, com um Judiciário próximo do cidadão e de mãos dadas com as instituições democráticas deste país — os poderes executivo, legislativo e judiciário. Não pode existir um distanciamento quando queremos crescimento, paz, trabalho e respeito à constituição. Temos que demonstrar à nação que os poderes são independentes e autônomos, mas são harmônicos”, pontuou o Ministro. 

 

Por Alinne Quadros e Tarcísio Silveira. 

Com informações da Agência de Notícias do Paraná.