TJPR celebra cinco anos do aplicativo A.DOT

Legenda

TJPR CELEBRA CINCO ANOS DO APLICATIVO A.DOT

Solenidade celebrou histórias e resultados importantes do primeiro aplicativo de adoção no país

O Dia Nacional da Adoção, comemorado na última quinta-feira (25/05), também foi  momento para celebrar histórias inspiradoras no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O auditório do Pleno sediou a cerimônia de comemoração pelos cinco anos do aplicativo A.DOT. Desde 2018, a ferramenta já possibilitou a adoção de mais de 100 crianças e adolescentes que não tiveram a oportunidade de encontrar uma família pelas vias tradicionais.  

“Como preconiza o Art. 227, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança o direito de ter, de viver e de crescer em um ambiente familiar. Hoje são mais de 30.000 crianças no Brasil que buscam ansiosamente por uma família. Cabe a nós fazer todo o esforço para que elas encontrem uma”, destacou o presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Paraná (CEJA) e juiz de direito substituto em 2º grau, Sérgio Luiz Kreuz.  

O magistrado também agradeceu o trabalho colaborativo entre o Poder Judiciário e entidades da sociedade civil. O aplicativo foi criado por meio da parceria entre o TJPR e o Grupo de Apoio à Adoção de Curitiba, com o objetivo de dar visibilidade a crianças que já passaram pela primeira infância, adolescentes, grupos de irmãos e crianças com necessidades especiais.

A ferramenta conecta, de forma segura, famílias aptas à adoção a crianças e adolescentes acolhidos que podem, inclusive, estar em outros estados. Desde 2018, oito estados brasileiros já fizeram convênio com o TJPR, possibilitando uma maior conexão.  

“A adoção nunca é tarde com o A.DOT. Nós vimos grupos de irmãos, crianças com necessidades especiais, adolescentes de 10 a 18 anos sendo adotados. Isso trouxe a certeza de que estamos no caminho certo. Ninguém é alguém sem outro alguém, e a família é o caminho mais seguro para a gente construir uma sociedade saudável”, afirmou a idealizadora e voluntária do A.DOT e jornalista, Adriana Rendak.  

Durante a cerimônia, os convidados também assistiram a depoimentos de famílias que tiveram a oportunidade de conhecer os seus filhos através do aplicativo. Depois prestigiaram a apresentação do Coral de Crianças do Lar Lisa, que emocionou o público.  

A primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, agradeceu a todos os envolvidos e enalteceu o trabalho social realizado em prol das crianças. “Todos nós que estamos aqui acreditamos que podemos fazer a felicidade, que podemos trazer um pouco do nosso trabalho, não o trabalho burocrático, mas o trabalho do coração”, afirmou a desembargadora.

A mesa principal do evento também contou com a presença do ouvidor do TJPR, desembargador Ruy Alves Henriques Filho.  

Assista à cerimônia de comemoração pelos cinco anos do A.DOT.

Assista ao mini documentário sobre o Dia Nacional da Adoção: