TJPR recebe carro elétrico do Governo do Estado


TJPR RECEBE CARRO ELÉTRICO DO GOVERNO DO ESTADO

Veículo será utilizado para ações de sustentabilidade do Tribunal

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) recebeu, nesta quinta-feira (24/6), um veículo elétrico do Governo do Estado. O veículo foi recebido pelo Presidente, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, em conjunto com o Desembargador Des. Luiz Taro Oyama.  

“Este é um importante instrumento para pôr em prática o nosso Plano de Gestão. Assim como o ônibus da Justiça Itinerante, este veículo será muito utilizado para ações administrativas e sociais do Tribunal, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, provocados por veículos convencionais. Esta é uma tecnologia do presente e do futuro, e estamos caminhando juntos à inovação para aprimorar, cada vez mais, o atendimento a toda a sociedade”, afirmou o Desembargador José Laurindo de Souza Netto. 

O veículo foi desenvolvido no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em um projeto que tem o objetivo de estimular a adoção de políticas sustentáveis na gestão pública. Por intermédio da Casa Civil, o carro ficará cedido ao Judiciário Paranaense até dezembro de 2022.  

Alinhado aos princípios norteadores de sustentabilidade e uso racional de recursos, o TJPR vem desenvolvendo projetos para a redução de custos e impactos ambientais. Exemplo disso são os estudos para a implementação de uma usina minigeradora fotovoltaica no município de Campo Mourão, com o objetivo de reduzir as despesas com energia elétrica, contribuindo para a diversificação da matriz energética brasileira, reduzindo a poluição e os custos do Tribunal. 

Iniciativas de conscientização sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica em todas as comarcas do estado também fazem parte da gestão. Em fase inicial de implementação está o refinamento de dados de impressão realizados individualmente por cada unidade administrativa e judiciária em tempo real, com base no sistema de inteligência de dados utilizado pelo TJPR. 

As ações seguem o Planejamento Estratégico do tribunal e estão em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.