Vencedores do concurso de redação do Programa Paraná Lilás visitam o TJPR


VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO DO PROGRAMA PARANÁ LILÁS VISITAM O TJPR

Projeto na rede pública de ensino falou sobre igualdade de gênero e violência doméstica contra a mulher  

No dia 25 de abril, estudantes e professores do Ensino Médio das comarcas de Loanda e Coronel Vivida realizaram uma visita guiada ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em Curitiba. Os visitantes são vencedores do concurso de redação do Programa Paraná Lilás. Eles também conheceram a Assembleia Legislativa, o Palácio Iguaçu e a Casa da Mulher Brasileira.  

“Fiquei muito feliz em saber que tinha ganhado, não imaginava. Eu cresci em uma cidade pequena, então vir para uma cidade grande, capital, é tudo muito novo”, contou a aluna do 2º ano Aysla Tomioka.  

Promovido pelo TJPR, o Programa Paraná Lilás é uma iniciativa dedicada à promoção da igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher. Na primeira fase, professores e equipes pedagógicas das escolas participantes trabalharam o tema nas salas de aula. Além disso, os alunos também assistiram a vídeos explicativos sobre a atuação dos atores do Sistema de Justiça no enfrentamento à violência doméstica.  

“Nós trabalhamos com muitos processos, muitas situações de violência, e a repressão, que é o julgamento destes processos, é uma das nossas atribuições com certeza. Mas iniciativas como essas têm por objetivo a prevenção e garantir, com informação de qualidade, que a proteção dos direitos esteja assegurada”, explica a juíza de Direito da Comarca de Coronel Vivida, Lorany Serafim Morelato

“O propósito é levar essa discursão a respeito da violência de gênero, as causas e as consequências dessa violência, e auxiliar na formação desses cidadãos para que eles sejam adultos mais conscientes e que possam influenciar no âmbito familiar”, complementa o juiz de Direito da comarca de Loanda, Cristiano Diniz da Silva.

Como resultado do projeto, O TJPR lançou, durante a 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, um concurso de artes para os alunos do Ensino Fundamental com o tema: "Respeito em Cores e versos: pintando e escrevendo a igualdade de gênero". Os trabalhos vencedores foram apresentados em uma exposição artística nos fóruns das comarcas de Coronel Vivida e Loanda, por onde passaram mais de 1.000 alunos.

Já os estudantes do Ensino Médio participaram de um concurso de redação com o tema “Combate à violência doméstica e familiar contra a mulher: um mundo sem violência contra meninas e mulheres”. Os primeiros classificados de cada comarca, juntamente com seus respectivos professores, foram premiados com a viagem a Curitiba.

“Inicialmente os alunos demoraram um pouco para aderir à ideia de escrever. Mas quando eles perceberam que tinham o potencial, muitos alunos se inscreveram. Foi muito especial a forma com que eles colocaram a vivência deles nas redações”, contou o professor Valdeir Garcia.