“Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” é realizado por 820 alunos de escolas municipais do estado
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” é realizado por 820 alunos de escolas municipais do estado
“Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” é realizado por 820 alunos de escolas municipais do estado
“JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA” É REALIZADO POR 820 ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO
As comarcas de Guaratuba e Pinhão realizaram o programa com alunos do 5° ano nos meses de setembro e outubro
Nos meses de setembro e outubro, 820 alunos do 5º ano das escolas municipais das regiões de Guaratuba e Pinhão participaram do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência. O programa aplicado pelas respectivas comarcas dos municípios tem como objetivo difundir o acesso de crianças e adolescentes à Justiça por meio da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania.
Comarca de Guaratuba
Na comarca de Guaratuba, o programa foi realizado entre os dias 1° de setembro e 18 de outubro, nas escolas municipais Governador Moisés Lupion, Professora Olga Silveira e Heinz Wittitz. Ao todo, 260 alunos do 5º ano receberam a visita da juíza da Vara Criminal e Anexos de Guaratuba, Marisa de Freitas, que esclareceu dúvidas sobre o material apresentado. Na ocasião, também foram distribuídas cartilhas do programa, que foram trabalhadas em sala de aula.
Na etapa seguinte, cada aluno redigiu uma redação sobre o tema abordado. As duas melhores redações de cada turma foram selecionadas pela magistrada, que premiou os alunos vencedores com medalhas em reconhecimento ao seu empenho.
Na última etapa, com o apoio do grupo de Práticas Jurídicas da Faculdade do Litoral Paranaense e Instituto Superior de Educação (ISEPE), cada escola escolheu um tema específico, para que os alunos realizassem um júri simulado no fórum de Guaratuba. Essa ação visa enriquecer o aprendizado sobre cidadania e justiça.
Comarca de Pinhão
Em Pinhão, o programa contou com a participação de 13 escolas do município e quatro de Reserva do Iguaçu, totalizando 560 alunos do 5º ano que receberam as cartilhas educacionais e participaram do concurso de redação.
O programa foi aplicado no mês de outubro, com visitas realizadas ao fórum pelos alunos, nos dias 18, 21, 25 e 31, no período da manhã e tarde. Durante a visita, eles puderam conhecer os trabalhos realizados na comarca pelos servidores e sanar dúvidas com a magistrada Natalia Calegari Evangelista, responsável pela supervisão do programa no fórum.
Sobre o programa
Dividido em quatro fases, o programa se estende ao longo de todo o ano, iniciando com a distribuição de cartilhas às instituições de ensino, em formato de gibi, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Na segunda fase, as turmas recebem a visita de juízes, advogados e promotores que, além de explicarem sobre o seu papel na sociedade, esclarecem questões sobre cidadania e justiça.
Na terceira fase do projeto, os estudantes vão pessoalmente conhecer a sede do Tribunal de Justiça ou os fóruns nas comarcas. O encerramento se dá com uma produção cultural realizada pelos alunos, seja o júri simulado ou o concurso de redações sobre o tema do programa.
Descrição da imagem de capa: Duas fotos de escolas diferentes ao centro. A primeira foto com alunos da escola de Pinhão e na segunda foto logo abaixo da primeira são alunos da escola de Guaratuba.