Comarca de Astorga realiza apresentação cultural com custodiadas do projeto “A Palavra da Esperança”
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Comarca de Astorga realiza apresentação cultural com custodiadas do projeto “A Palavra da Esperança”
Comarca de Astorga realiza apresentação cultural com custodiadas do projeto “A Palavra da Esperança”
COMARCA DE ASTORGA REALIZA APRESENTAÇÃO CULTURAL COM CUSTODIADAS DO PROJETO “A PALAVRA DA ESPERANÇA”
Evento celebrou os 40 anos da Lei de Execuções Penais (LEP)
O Conselho da Comunidade de Execuções Penais da Comarca de Astorga (CCEPCA), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), realizou, no dia 31 de outubro, na Casa da Cultura do município, uma apresentação cultural em comemoração aos 40 anos da Lei de Execuções Penais (LEP), promulgada em 11 de julho de 1984. O evento abordou o tema "Apesar das circunstâncias". A apresentação foi feita por 14 custodiadas da Cadeia Pública da região que atuam no projeto “A Palavra da Esperança”, executado pela vice-presidente do Conselho, Sandra Peixoto, por meio de uma parceria do Conselho com a unidade prisional.
O projeto cultural de educação não formal atua com ações de caráter educativo. Com previsão de duração de dois anos, o projeto promove encontros semanais, de 1h30 de duração. O objetivo é proporcionar a ressocialização por meio da arte e da cultura com a promoção de encontros semanais na unidade prisional. São realizadas atividades como roda de leitura, torneio de caça-palavras com premiações, filmes e, eventualmente, apresentações de canto e violão.
Para a assistente social do CCEPCA, Laura Pires, o trabalho de ressocialização permite a retomada de confiança e autoestima às participantes: “muitas conseguem refletir sobre a sua conduta e perceber que o crime não veste a sua história. Possibilitar novos caminhos é ofertar conhecimento, arte e cultura no sistema prisional, que por si só aprisiona não só a liberdade, mas a esperança.”
O evento contou com a colaboração da equipe de segurança do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Setor de Operações Especiais (SOE), e com a participação da magistrada da Vara de Execuções Penais da Comarca de Astorga, Andreia Zimath.
Entre outros convidados, houve a participação da Defensoria Pública, representada pela defensora Julia Esteves, com o chefe das Cadeias Públicas da Regional de Maringá, Pablo Fernando Pereira da Costa; a presidente do Conselho da Comunidade, Ruth Tesche; e a representante da Federação dos Conselhos da Comunidade do Paraná (Feccompar) Helena Maria dos Santos. Também prestigiaram o evento representantes da Prefeitura de Astorga, da 1° Promotoria da Comarca, do Sarau do Quintal, da Comunidade Terapêutica e da sociedade civil.