Encontro debate o acesso à justiça para mulheres em situação de violência 

Novas juízas substitutas tomam posse no TJPR

Legenda

Novas juízas substitutas tomam posse no TJPR

Empossadas atuarão nas seções judiciárias do interior do Estado 


Qua, 13 nov 2024 20:57:52 +0000

Na terça-feira (12/11), duas novas juízas substitutas tomaram posse no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). As magistradas Andréia Marques Tarachuk e Letticia De Pauli Schaitza vão atuar na 30ª seção judiciária na comarca de Guaíra e na 37ª seção judiciária na comarca de Loanda, respectivamente. A solenidade foi realizada no Palácio da Justiça. As novas ocupantes do cargo da magistratura estadual foram aprovadas em um concurso que contou com 8.125 inscritos e já empossou 32 novos juízes em outubro deste ano. 

A empossada Andréia Marques Tarachuk, discursou em nome das empossandas e destacou a importância de assumir a magistratura: “Hoje, diante de autoridades, amigos e familiares, estamos assumindo a responsabilidade de servir a um Judiciário paranaense com dedicação, ética, respeito ao próximo, humildade e humanidade. Que possamos exercer a jurisdição com imparcialidade, respeitando a Constituição e a democracia, servindo a sociedade tal como ela merece.” 

A magistrada ainda exaltou a trajetória de cada uma até a posse: “Enalteço, nesse momento, que tudo o que passamos na trajetória dos concursos foi necessário e essencial para nos preparar para o exercício da magistratura. Hoje, doutora Letícia, eu vejo brilho em seus olhos, assim como você pode ver brilho nos meus. Que esse brilho nunca se perca ao longo da nossa carreira, e que nunca nos esqueçamos de tudo o que enfrentamos para chegar até aqui.”  

O presidente do TJPR, desembargador Luís Fernando Tomasi Keppen, destacou a importância da presença feminina na magistratura: “É uma conquista individual essa, de cada uma delas. Mas nós sabemos que ela também é uma conquista coletiva. Que transcende as duas aqui presentes. Então, é absolutamente relevante para nós hoje realçarmos a importância das nossas famílias para que esse momento estivesse acontecendo. Também é muito interessante realçarmos a posse de duas juízas. E nós nos orgulhamos de que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná tem uma participação feminina maior do que a média nacional.” 

Diante de familiares e amigos, as novas magistradas receberam suas togas, prestaram juramento, assinaram o termo de posse e receberam os cumprimentos das autoridades presentes. “É um momento histórico na vida das senhoras e para nós também. Marca o começo de uma jornada árdua, mas também muito honrosa. Saibam e nunca se esqueçam que, para todos os momentos, aqueles para a confraternização, de união, de parceria e, infelizmente, para o momento de apoio e necessidade de representação, as senhoras podem sempre contar com a nossa Associação dos Magistrados do Paraná”, afirmou a vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Débora Cassiano Redmond. 

Compuseram o dispositivo de autoridades da solenidade o presidente do TJPR, desembargador Luíz Fernando Tomasi Keppen; a 1ª vice-presidente, desembargadora Joeci Machado Camargo; o corregedor em exercício, desembargador Carvílio da Silveira Filho e a vice-presidente da Amapar, Débora Cassiano Redmond.