Programa "Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola" é encerrado em comarcas do interior
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Programa "Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola" é encerrado em comarcas do interior
PROGRAMA "JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA" É ENCERRADO EM COMARCAS DO INTERIOR
Mais de 700 alunos de escolas municipais, estaduais e privadas receberam certificados de participação
As comarcas de Jaguapitã, Santa Isabel do Ivaí e Tomazina finalizaram as atividades anuais do programa "Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola", desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência. Consolidando ações educacionais voltadas à conscientização sobre os direitos, deveres e o funcionamento do sistema de justiça e cidadania, as comarcas desenvolveram atividades integradas com escolas municipais, estaduais e particulares, com o intuito de promover o aprendizado de forma prática e acessível.
Jaguapitã
Em Jaguapitã, o programa foi desenvolvido entre os meses de agosto e novembro, com a participação de cerca de 320 alunos de duas escolas municipais. Na primeira etapa, foram realizadas reuniões com as equipes pedagógicas e professores das escolas para a definição do cronograma das atividades. Posteriormente, os alunos visitaram o Fórum da comarca, onde a magistrada Jade Seffair Ferreira falou sobre justiça, leis, o papel dos três Poderes e as funções do Judiciário. O projeto ainda incluiu um júri simulado sobre bullying e um concurso de redação, atividades que promoveram o diálogo sobre prevenção à violência no ambiente escolar.
Santa Isabel do Ivaí
Em Santa Isabel do Ivaí, o projeto mobilizou 236 crianças e adolescentes estudantes do 5º ano de escolas dos municípios de Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e Planaltina do Paraná, entre junho e dezembro. A primeira etapa contou com palestras nas escolas ministradas pelo juiz Felipe Redecker Landmeier e pela promotora Juliana Vassallo Costa, que abordaram conceitos de cidadania e o papel do Judiciário, o projeto também contou com o apoio do promotor Renan de Araújo Freire. Em sala de aula, os professores trabalharam o tema com os estudantes por meio da elaboração de redações. Na etapa final, os alunos visitaram o Fórum da comarca, onde participaram de júris simulados com o apoio de magistrados, promotores e servidores. Durante o encerramento, todos os participantes receberam certificados, e as melhores redações foram premiadas.
Tomazina
Na comarca de Tomazina, o projeto envolveu 230 alunos de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, dos municípios de Jaboti, Pinhalão e Tomazina. A ação foi conduzida pela magistrada Franciele Pereira do Nascimento, com apoio da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu), do Ministério Público, da Polícia Militar e das subseções da OAB de Ibaiti e Wenceslau Braz. Na primeira fase, os estudantes receberam cartilhas educativas, que foram trabalhadas em sala de aula. Em seguida, magistrados, promotores e policiais visitaram as escolas para abordar temas como direitos, deveres e o funcionamento do Judiciário. Os alunos também participaram de visitas ao Fórum da comarca, onde apresentaram júris simulados, maquetes, cartazes e redações produzidos em relação aos temas trabalhados durante o programa.
Sobre o Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola
O projeto é desenvolvido em quatro etapas ao longo do ano. Na primeira, os alunos recebem cartilhas educativas em formato de gibi, que são trabalhadas pelos professores em sala de aula. Em seguida, as turmas participam de atividades com juízes, promotores e advogados, que explicam suas funções no sistema de justiça e abordam temas como cidadania e direitos.
Na terceira etapa, os estudantes visitam os Fóruns das comarcas ou, no caso da capital, a sede do Tribunal de Justiça, onde podem conhecer de perto o espaço em que ocorrem audiências e demais atividades do Poder Judiciário. O projeto é encerrado com produções realizadas pelos próprios alunos, como júris simulados, redações ou apresentações temáticas, consolidando os aprendizados adquiridos ao longo das atividades.