Evento em Foz do Iguaçu reuniu magistrados e especialistas para alinhar propostas e projetos de IA na prestação jurídica 

Semana Nacional dos Juizados Especiais será realizada no TJPR

Legenda

SEMANA NACIONAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS SERÁ REALIZADA NO TJPR

Entre os dias 24 e 28 de junho serão realizadas palestras e oficinas sobre a gestão dos juizados especiais 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência, realizará a Semana Nacional dos Juizados Especiais entre os dias 24 e 28 de junho. O evento ocorrerá na esplanada do Anexo ao Palácio da Justiça, das 17h às 19h, e será transmitido pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube. Podem participar juízes(as), servidores(as), conciliadores(as) exclusivos(as) dos juizados especiais, estagiários(as) e demais colaboradores(as) dos juizados especiais.  

A Semana Nacional dos Juizados Especiais, instituída pela Resolução nº 359/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite a valorização, a visibilidade e o aprimoramento da gestão dos juizados especiais com a promoção de ações como: 

Utilização de metodologias ativas para a prospecção de ações exitosas entre juizados especiais e imersão em casos complexos com a participação da sociedade civil e atores envolvidos nos juizados especiais. 

Diálogo com os grandes litigantes, públicos ou privados, para a gestão do acervo, identificando congestionamentos e possibilidades de soluções pré-processuais. 

Incentivo à gestão da inovação para a busca do aperfeiçoamento dos modelos organizacionais, dos fluxos de processos de trabalho, da gestão e análise de dados e do uso da linguagem simples, bem como avanços tecnológicos, entre outras ações. 

Serão emitidos certificados aos servidores que participarem do treinamento sobre o manuseio do novo formulário dos juizados, que será realizado no dia 27 de junho, e das atividades do dia 28. 

Confira a programação do evento:  

1. Evento de abertura, 24 de junho – das 17h às 19h: 

Palestra/oficina para a valorização e formação continuada de mediadores, juízes leigos e conciliadores. 

Público-alvo: Juízes leigos e conciliadores.  

Palestrante: magistrada Letícia Guimarães.  

2. Palestra, 27 de junho – das 17h às 19h: 

Apresentação do novo formulário de peticionamento virtual pelo 2º vice-presidente do TJPR, desembargador Fernando Prazeres. 

Público-alvo: servidores dos juizados que utilizarão o novo formulário. 

3. Evento de encerramento, 28 de junho – das 17h às 19h: 

Apresentação dos resultados dos estudos relacionados à proposta de Resolução que aborda coletivização do julgamento de casos repetitivos no âmbito dos juizados. 

Palestrantes: Gustavo Osna, doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Jordão Violin, professor de Direito Processual Civil e de Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e a juíza de Direito do TJPR Jurema Carolina da Silveira Gomes. 

Público-alvo: Magistrados, servidores e a comunidade acadêmica. 

Descrição da imagem de capa: Símbolo da Justiça: deusa de olhos vendados segurando a balança e a espada, ao da imagem o título com os dizeres: Semana Nacional dos Juizados Especiais.