Evento reuniu atores do Sistema de Garantias de Direitos para elaboração do Plano Decenal

Semana Nacional dos Juizados Especiais será realizada no TJPR


SEMANA NACIONAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS SERÁ REALIZADA NO TJPR

Entre os dias 24 e 28 de junho serão realizadas palestras e oficinas sobre a gestão dos juizados especiais 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência, realizará a Semana Nacional dos Juizados Especiais entre os dias 24 e 28 de junho. O evento ocorrerá na esplanada do Anexo ao Palácio da Justiça, das 17h às 19h, e será transmitido pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube. Podem participar juízes(as), servidores(as), conciliadores(as) exclusivos(as) dos juizados especiais, estagiários(as) e demais colaboradores(as) dos juizados especiais.  

A Semana Nacional dos Juizados Especiais, instituída pela Resolução nº 359/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite a valorização, a visibilidade e o aprimoramento da gestão dos juizados especiais com a promoção de ações como: 

Utilização de metodologias ativas para a prospecção de ações exitosas entre juizados especiais e imersão em casos complexos com a participação da sociedade civil e atores envolvidos nos juizados especiais. 

Diálogo com os grandes litigantes, públicos ou privados, para a gestão do acervo, identificando congestionamentos e possibilidades de soluções pré-processuais. 

Incentivo à gestão da inovação para a busca do aperfeiçoamento dos modelos organizacionais, dos fluxos de processos de trabalho, da gestão e análise de dados e do uso da linguagem simples, bem como avanços tecnológicos, entre outras ações. 

Serão emitidos certificados aos servidores que participarem do treinamento sobre o manuseio do novo formulário dos juizados, que será realizado no dia 27 de junho, e das atividades do dia 28. 

Confira a programação do evento:  

1. Evento de abertura, 24 de junho – das 17h às 19h: 

Palestra/oficina para a valorização e formação continuada de mediadores, juízes leigos e conciliadores. 

Público-alvo: Juízes leigos e conciliadores.  

Palestrante: magistrada Letícia Guimarães.  

2. Palestra, 27 de junho – das 17h às 19h: 

Apresentação do novo formulário de peticionamento virtual pelo 2º vice-presidente do TJPR, desembargador Fernando Prazeres. 

Público-alvo: servidores dos juizados que utilizarão o novo formulário. 

3. Evento de encerramento, 28 de junho – das 17h às 19h: 

Apresentação dos resultados dos estudos relacionados à proposta de Resolução que aborda coletivização do julgamento de casos repetitivos no âmbito dos juizados. 

Palestrantes: Gustavo Osna, doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Jordão Violin, professor de Direito Processual Civil e de Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e a juíza de Direito do TJPR Jurema Carolina da Silveira Gomes. 

Público-alvo: Magistrados, servidores e a comunidade acadêmica. 

Descrição da imagem de capa: Símbolo da Justiça: deusa de olhos vendados segurando a balança e a espada, ao da imagem o título com os dizeres: Semana Nacional dos Juizados Especiais.