TJPR abre a 19ª Semana Nacional da Conciliação
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- TJPR abre a 19ª Semana Nacional da Conciliação
TJPR ABRE A 19ª SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO
Iniciativa busca incentivar a resolução consensual de conflitos
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) deu início nesta segunda-feira (04/11), durante a sessão do Órgão Especial, à 19ª Semana Nacional da Conciliação. A campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de todo o país, acontece até a sexta-feira (08/11).
Com o tema “É tempo de conciliar”, o objetivo é realizar o maior número de acordos possíveis, estimulando a prática da conciliação como forma eficaz para a resolução de conflitos.
“É com satisfação que anunciamos a abertura da Semana Nacional da Conciliação, um evento já consolidado no calendário do Judiciário brasileiro e paranaense. Em nosso país, onde a cultura da judicialização é fortemente enraizada, o uso de métodos consensuais fortalece o Judiciário no enfrentamento ao congestionamento processual”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
“Aqui em nosso tribunal, sempre é tempo de conciliar. Destaco o empenho das nossas servidoras e servidores, juízas e juízes, desembargadoras e desembargadores aposentados que, diariamente, contribuem para a nossa causa. Que essa semana contribua para o fortalecimento da cultura da paz na sociedade paranaense”, ressaltou o 2º vice-presidente do TJPR, desembargador Fernando Prazeres.
Durante a solenidade de abertura, foi exibida a apresentação da conselheira do CNJ Mônica Autran Machado Nobre, que falou sobre a relevância da campanha. “É muito importante desenvolver a consciência de que os meios adequados de resolução dos conflitos oportunizam o consenso, gerando solução duradoura e até definitiva em diversas relações humanas”, afirmou a conselheira.
Semana Nacional da Conciliação
Realizada anualmente, desde 2006, a campanha tem por escopo a mobilização de todo o Poder Judiciário Nacional. Em suas várias esferas de atuação, ela conjuga esforços para a implementação da conciliação e de outras ferramentas autocompositivas. Dessa forma, na Semana Nacional da Conciliação, ressaltam-se os aspectos positivos da resolução de conflito por meio do consenso entre as partes e da relevância da desjudicialização ante o atendimento em etapa pré-processual.
No TJPR, a ação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).