Acordo define diretrizes para a contagem de tempo de trabalho doméstico de mulheres privadas de liberdade em regime domiciliar 

TJPR aprova nova Identidade institucional


TJPR APROVA NOVA IDENTIDADE INSTITUCIONAL

Missão, visão e valores orientam a atuação estratégica do Tribunal 

Em uma reunião do Comitê de Gestão Estratégica, realizada no último dia 30/07, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aprovou a revisão da identidade institucional do poder Judiciário do estado. A identidade institucional, que é composta pela missão, visão e valores, é um importante instrumento para orientar a atuação estratégica do Tribunal. A última atualização, de 2010, foi considerada desatualizada por não conter temas sensíveis que integram as políticas oficiais do TJPR e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualmente. 

 

A atualização da identidade institucional foi anunciada durante a live promovida pelo presidente do TJPR, des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, ao completar 100 dias de gestão. À época, o presidente determinou que fosse realizada uma pesquisa com o público interno sobre a missão, visão e valores do TJPR para que a atualização da identidade institucional fosse feita de forma colaborativa.  

A pesquisa, que contou com 846 participantes, verificou que a identidade institucional vigente era bem recebida por 85% dos servidores e magistrados. A mudança proposta procurou inserir demandas atuais de sustentabilidade, diversidade e integridade, bem como tornar a comunicação mais simplificada e direta. Valores como “respeito” e “valorização das pessoas” foram incluídos a partir das sugestões apresentadas pelos participantes da pesquisa.  

Segundo o secretário de planejamento do TJPR, Vinícius Rodrigues Lopes, a nova identidade institucional é resultado de um processo de construção coletivo, refletindo de forma mais precisa as atribuições e objetivos do TJPR, além de incluir valores que impactam diretamente a nossa sociedade. “De alguma maneira, essa revisão deriva exatamente dessa alteração que a gente tem percebido em relação a valores, bem como a necessidade de um melhor direcionamento e descrição das atribuições e, ao mesmo tempo, com uma linguagem mais simples e direta, que gera um nível de aproximação. A sustentabilidade, a acessibilidade, a diversidade, a inclusão, a integridade e uma boa governança são valores e objetivos relevantes que o TJPR deve explicitar de maneira bastante clara para a sociedade, internalizando-os em seus processos de trabalho e em suas ações”, afirmou o secretário. 

A nova missão passou a constar como “Nós existimos para realizar a Justiça por meio da resolução de conflitos, assegurando a paz social”. A visão foi atualizada para “Pretendemos nos consolidar como um Tribunal de excelência na prestação de serviços judiciários”. Os valores foram divididos em três grupos, aqueles que orientam as ações do TJPR: “justiça, eficiência, inovação e sustentabilidade”; aqueles que orientam o comportamento da instituição: “transparência, ética e integridade” e aqueles que regem o relacionamento interpessoal: “respeito, acessibilidade, diversidade, inclusão e valorização das pessoas”. 


Descrição da imagem de capa: Representações gráficas das palavras missão, visão e valores.