Orientação deve ser seguida nas requisições de registro ou retificação de gênero nos Serviços de Registro Civil do Paraná 

TJPR inaugura Memorial de Direitos Humanos

Legenda

TJPR INAUGURA MEMORIAL DE DIREITOS HUMANOS

Espaço visa à proteção e garantia dos direitos, além da defesa da democracia

Na sexta-feira (10/01), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou a solenidade de inauguração do Memorial de Direitos Humanos da Corte paranaense, localizado no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba. O espaço multifuncional é dedicado à reflexão e à memória dos direitos humanos, e será utilizado para sediar seminários, workshops e outras atividades do Tribunal relativas ao tema. 

“O memorial é um símbolo do nosso compromisso, servindo como um farol constante da importância de protegermos os direitos de todos os cidadãos e de promovermos a Justiça e a equidade”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

Presente na cerimônia, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, destacou a importância da criação de um espaço de memória. “A inauguração de um Memorial de Direitos Humanos aqui na Justiça do Paraná é um marco para a Justiça brasileira porque representa um lugar vivo de memória e reflexão sobre a violação dos direitos, mas ao mesmo tempo dos deveres que todos temos para promover os direitos humanos”, afirmou o ministro.  

Um dos principais compromissos do Memorial é a proteção permanente dos direitos humanos já conquistados, bem como o fortalecimento da democracia social, sendo um espaço de reflexão e inspiração. Além de recordar as conquistas do passado, o espaço também busca engajar e motivar as futuras gerações na construção de um mundo mais justo e igualitário. 

Experiência imersiva 

Com um design tecnológico, o espaço proporcionará uma experiência imersiva para os visitantes, incluindo recursos audiovisuais avançados em exposições sobre a trajetória dos direitos humanos. Por meio de ações realizadas no espaço, o Memorial busca promover um ambiente que inspire iniciativas educacionais, cujas propostas possam sensibilizar a sociedade sobre a importância da constante proteção dos princípios fundamentais dos direitos humanos na sociedade.  

“Espero que quem venha e veja esse memorial saia com a reflexão de que precisamos ter um olhar atento ao passado e um olhar vigilante ao presente para garantir um futuro digno para todos”, afirmou o arquiteto do TJPR Gabriel Assad.  

 

Presenças 

Compuseram o dispositivo de autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; segundo vice-presidente do STF, ministro Luiz Edson Fachin, e sua esposa, desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin; procurador-geral do Estado Luciano Borges; primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Marcos Sérgio Sunye; presidente eleita do TJPR, desembargadora Lidia Maejima; reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rogério Mateucci; presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Federal, Fernando Quadros da Silva; presidente do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos, desembargador Fernando Wolff Bodziak; presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos; e procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior. 

Assista ao vídeo que retrata a a trajetória dos Direitos Humanos: