TJ-PR participa do Encontro de Corregedores-Gerais do Brasil

Legenda

TJ-PR PARTICIPA DO ENCONTRO DE CORREGEDORES-GERAIS DO BRASIL

O 71º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (Encoge), que teve início na quarta-feira (30/3) e encerra nesta sexta (1º/4), em Cuiabá-MT, conta com a participação do Corregedor-Geral da Justiça do Paraná, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti, e do Corregedor da Justiça, Robson Marques Cury.

Os Desembargadores Marcelo Dalla Déa e Joeci Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná, também participam. O Desembargador Dalla Déa proferiu palestra sobre Processo Eletrônico e a Desembargadora Joeci fez exposição painel sobre A Justiça nos Bairros: Experiência do TJPR.

Encoge -

O 71º Encoge reuniu Corregedores de todo o País. Divididos em cinco grupos, eles debateram a temática “As Corregedorias e a Gestão da Jurisdição”. O evento contou com dez paineis com assuntos variados, como Juizados Especiais, Novo Código de Processo Civil, Processo Judicial Eletrônico (PJE), Execuções Fiscais, Execução Penal e Adoção. 

Na cerimônia de abertura do evento, nesta quarta-feira (30/3), os Corregedores e seus representantes foram recebidos pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Desembargador Paulo da Cunha, e pela Corregedora-Geral da Justiça de Mato Grosso e Presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), Desembargadora Maria Erotides Kneip.

O Encontro de Corregedores é realizado a cada quatro meses pelo Colégio de Corregedores. A finalidade é promover o intercâmbio de ideias, contribuindo para a melhoria da qualidade e a prestação mais uniforme dos serviços judiciários em todo o Brasil. O Colégio de Corregedores é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos corregedores-gerais dos 26 Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal. Este foi o primeiro encontro promovido pela atual Comissão Executiva do Colégio, eleita em dezembro de 2015.

 


CNJ realizará II Seminário Dignidade Humana, em Brasília

Legenda

CNJ REALIZARÁ II SEMINÁRIO DIGNIDADE HUMANA, EM BRASÍLIA

O evento irá reunir especialistas nacionais e internacionais em Direitos Humanos 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH/TJPR), participará do II Seminário Dignidade Humana: Acesso à Justiça – Superar Barreiras e Promover Igualdade, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília/DF.  

O evento, presencial, irá reunir especialistas nacionais e internacionais em Direitos Humanos, que debaterão os desafios contemporâneos relacionados ao combate ao racismo e à promoção dos direitos das mulheres, da população LGBTQIA+, de crianças e adolescentes, de pessoas em situação de rua e em situação de vulnerabilidade socioambiental.  

Além disso, o encontro busca fomentar a implementação efetiva de direitos fundamentais em cenários de crises climáticas. Os temas a serem debatidos alinham-se às Recomendações, Resoluções e Políticas do CNJ, reforçando o compromisso com a justiça social e a promoção da igualdade em todas as suas dimensões. 

A conferência magna de abertura abordará o cenário global e os avanços nas temáticas do acesso à Justiça e dos direitos humanos e o encerramento do evento contará com uma conferência sobre os desafios regulatórios para a Inteligência Artificial (IA) na proteção dos direitos humanos.  

A participação virtual também será disponibilizada por meio do canal do YouTube do CNJ, com direito à emissão de certificado desde que os participantes realizem a inscrição prévia e tenham sua presença validada nos links que serão disponibilizados nos dias do seminário.  

As inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de dezembro, por meio do formulário: https://formularios.cnj.jus.br/ii-seminario-dignidade-humana/. A programação completa está disponível na página do evento clicando aqui.  

Com informações do CNJ