Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Alunos de escola de São Miguel do Iguaçu visitam Fórum da Comarca


Alunos de escola de São Miguel do Iguaçu visitam Fórum da Comarca
Além de conhecer os trabalhos do Fórum, eles realizaram um júri simulado a partir de obra do escritor Franz Kafka
Sex, 05 Abr 2019 17:29:18 -0300

Um grupo de oito alunos visitou na terça-feira (2/4) o Fórum de São Miguel do Iguaçu para a realização de um trabalho escolar, que teve por objeto o estudo da obra "O Processo", do escritor alemão Franz Kafka. Os alunos, que estão no 9º ano do Colégio Ativa, foram recebidos pelos Juízes Ferdinando Scremin Neto e Márcio de Lima, da Comarca de São Miguel do Iguaçu, pelo Promotor André Luiz Querino Coelho e também por representantes da OAB/PR.

Na ocasião, eles conheceram os trabalhos do Fórum e interagiram com os profissionais do direito. "Foi uma oportunidade de apresentar as atividades forenses aos futuros profissionais. Uma das alunas manifestou o desejo de ser juíza, isso é muito gratificante", relatou o Juiz Ferdinando Scremin Neto, que atua na área criminal.

Os estudantes realizaram um julgamento simulado nas dependências do Tribunal do Júri, tendo como base a obra de Kafka. Segundo o magistrado, “a trama mostra as agruras do processo judicial e se traduz em importante reflexão para os alunos que neste ano concluem o ensino fundamental”. Os alunos estavam acompanhados pela professora Marcia Munhak Speggiorin.

Obra

O romance “O Processo” conta a história do bancário Josef K., que é processado sem saber o motivo. Funcionário exemplar, ele ocupava cargo de grande responsabilidade em um famoso banco. Desempenhava sua função com muita dedicação, razão que o levou, em pouco tempo, a crescer na empresa. Na manhã em que completou 30 anos, Josef K. foi detido em seu próprio quarto por dois guardas, que tomaram o café que devia ter sido dele, e depois, sugeriram estarem sendo subornados. Neste momento inicia o pesadelo de Josef K., que foi detido sem ter feito mal algum. A princípio, imaginava ser uma brincadeira de seus colegas de banco, pois não podia acreditar no que estava acontecendo.

Josef K. acreditava que todo o mal-entendido seria esclarecido e ao ser convocado para um interrogatório viu a oportunidade de isto acontecer. Estava errado. Deparou-se com um inspetor rude e agressivo que o ameaçava e fazia chantagens. Contudo exigia esclarecimentos, porém inutilmente, já que nem o inspetor e nem os guardas sabiam o motivo de sua detenção.


 
CIDADÃO
 
ADVOGADO
 
IMPRENSA

Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR

a

Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento