Protetivo
- TJPR
- Serviços
- Cidadão
- Infância e Juventude
- Protetivo
- Notícias Protetivo
-
01. Abril/2022
-
02. Março/2022
-
03. Fevereiro/2022
-
04. Janeiro/2022
-
05. Dezembro/2021
-
06. Novembro/2021
-
07. Outubro/2021
-
08. Setembro/2021
-
09. Agosto/2021
-
10. Julho/2021
-
11. Junho/2021
-
12. Maio/2021
-
14. Março/2021
-
15. Fevereiro/2021
-
16. Janeiro/2021
-
17. Dezembro/2020
-
18. Novembro/2020
-
19. Outubro/2020
-
20. Setembro/2020
-
21. Agosto/2020
-
22. Julho/2020
-
23. Junho/2020
-
24. Maio/2020
28/05/2021
EVENTO: SEGURANÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO MUNDO DIGITAL
Clique na imagem para fazer o download
Clique aqui para acessar o canal do youtube da EJUD-PR
Na próxima segunda-feira (31/05), o Comitê Interinstitucional Protetivo realiza uma live sobre "Segurança da criança e do adolescente no mundo digital". Para conversar sobre o tema, o Comitê convida profissionais da área que irão expor pontos importantes para auxiliar na compreensão do assunto e como enfrentar essas situações. A transmissão acontece no canal do YouTube da EJUD/TJPR - às 17 horas! A EJUD/TJPR apoia esta iniciativa, participe!
27/05/2021
APLICATIVO A.DOT COMEMORA 3 ANOS DE EXISTÊNCIA
Lançada em 2018 pelo TJPR, a plataforma já intermediou a adoção de 33 crianças e adolescentes e encontra-se em operação em oito estados
Lançado em 25 de maio de 2018, data em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, o Aplicativo A.DOT do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) já possibilitou a adoção de 33 crianças e adolescentes em todo o Brasil. No momento, 21 encontram-se na fase inicial de aproximação com os pretendentes e 36 em estágio de convivência.
Nestes 3 anos de existência, o A.DOT encontra-se em operação em mais sete estados, além do Paraná: São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins e Acre.
A plataforma digital é coordenada, desde fevereiro do ano passado, pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Paraná (CEJA/PR), vinculada à Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do TJPR. Seu objetivo é encontrar famílias para crianças e adolescentes que se encontram aptas para adoção e que não tenham sido localizados pretendentes disponíveis e interessados em adotá-los, como crianças maiores de oito anos, adolescentes, grupos de irmãos e acolhidos com deficiência ou problemas de saúde.
Atualmente, o aplicativo A.DOT possui 441 crianças e adolescentes cadastrados e já foram solicitados mais de 38 mil acessos. Destes, foram liberados 8.223 acessos a pretendentes, membros do Ministério Público e do Judiciário, bem como grupos de apoio à adoção.
Segundo levantamento do Conselho de Supervisão e da Coordenadoria da Infância e Juventude (CONSIJ/CIJ) do TJPR, 5.980 crianças e adolescentes foram adotados de 2019 a 2021 em todo o Brasil, sendo que destes 55% tinham até 6 anos de idade. Além disso, do total de pretendentes habilitados para adoção, 93% aceitam apenas crianças e adolescentes sem deficiência e 57,6% sem nenhum tipo de doença.
Contudo, somente no Paraná, há 12,2% de crianças e adolescentes com deficiência aptos para adoção e 11,8% com alguma doença. Sendo que dos 450 menores aptos à adoção no estado, 230 já possuem mais de 12 anos.
Números como esses revelam a importância do A.DOT, a fim de possibilitar a adoção de que crianças e adolescentes que não se encaixam no perfil pretendido e que, infelizmente, acabam ficando muitos anos em acolhimento institucional.
Mesmo durante a pandemia o aplicativo continuou a funcionar com bastante volume de interessados. “É uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais pelos pretendentes, assim como, tem sido encaminhado mais casos de crianças e adolescentes por decisão judicial para que tenham seu perfil inserido no aplicativo. Pela característica do aplicativo - que é dar visibilidade para crianças e adolescentes de difícil colocação em família substituta, por se tratar de um perfil menos desejado pelos pretendentes - o fato de ter o distanciamento social, teve pouca influência neste momento, pois o mais importante é o interesse e a abertura dos pretendentes brasileiros em rever a possibilidade de adotar crianças especiais, grupos grandes de irmãos e adolescentes”, esclarece a servidora especializada em infância e juventude Liselis Izar e membro da Equipe de Gestão do A.DOT.
Como é realizada a inclusão de crianças e adolescentes e de pretendentes no A.DOT
No que se refere o pedido de inclusão de criança e adolescente no aplicativo, é necessário que seja enviada a documentação para a Equipe de Gestão do A.DOT, bem como um vídeo para edição. A inclusão segue uma ordem cronológica de chegada. Estando tudo certo, o perfil é publicado na plataforma.
Se o pedido de inclusão for de pretendentes, é realizada a verificação junto ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) diariamente e liberado o código de acesso somente aos devidamente habilitados.
Saiba mais
Acompanhe as mídias sociais do A.DOT:
https://www.facebook.com/AdotUmaNovaChance
https://www.instagram.com/adot.app/
Conheça o aplicativo A.DOT, acessando o seu Manual.
Confira todos os dados levantados pelo CEJA/PR em relação ao A.DOT, clicando aqui.
28/05/2021
EVENTO: O TEMPO DE ACOLHIMENTO E AS CHANCES PERDIDAS:
QUANDO DEVEMOS INICIAR A BUSCA PELA ADOÇÃO INTERNACIONAL?
Clique aqui para acessar o canal do Youtube da ENFAM (COVID-19)
Gravação do evento: https://www.youtube.com/watch?v=L1-bV4FPxWE
26/05/2021
EVENTOS: VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE PONTA GROSSA
PROMOVE A "III - SEMANA DA ADOÇÃO NO JUDICIÁRIO DO PARANÁ"
Clique na imagem para download
Clique na imagem para download
26/05/2021
MÍDIA: NAE - NÚCLEO DE APOIO ESPECIALIZADO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DA COMARCA DE LONDRINA - PR / TJPR
GRAVA VÍDEO ALUSIVO À 25 DE MAIO, DIA NACIONAL DA ADOÇÃO.
Clique aqui e assista o vídeo na íntegra no canal NAE Londrina no Youtube.
#AdotarÉamor
26/05/2021
EVENTO: TJPR
27/07 - ADOÇÃO E PARENTALIDADE: ACOLHA ESTA IDEIA
Em alusão ao Dia Nacional da Adoção a equipe Nae Londrina convida todos vocês para a Live que acontecerá no dia 27/05 às 19hrs pela plataforma Google Meet.
Na ocasião, a Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Dra. Camila Gutzlaff e a psicóloga judiciária do TJPR Josani Campos debaterão sobre Adoção e Parentalidade: Acolha esta ideia!
O evento será gratuito, bastando acessar o Link abaixo (capacidade máxima:250 pessoas).
https://meet.google.com/wav-xiwk-jyd
O evento será gravado e disponibilizado no Canal do Nae TJPR
Compartilhe a hashtag #adotaréamor
25/05/2021
EVENTO: UNINTER E TJPR - LIVE
26/05 - ADOÇÃO: OS VÁRIOS LADOS DESSA HISTÓRIA
Clique aqui para acessar o link do evento no Facebook.
24/05/2021
MÍDIAS: JUIZ DO TJPR FALA SOBRE ADOÇÕES NA PANDEMIA
Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.
24/05/2021
AÇÕES: CONSIJ/CIJ - TJPR REALIZA A SEMANA DA ADOÇÃO NO JUDICIÁRIO DO PARANÁ
- PRINCIPAIS AÇÕES ALUSIVAS AO DIA 25 DE MAIO - DIA NACIONAL DA ADOÇÃO
Clique na imagem para fazer o download
20/05/2021
AÇÕES: CONSIJ/CIJ - TJPR REALIZA COBERTURA NACIONAL SOBRE AS PRINCIPAIS AÇÕES ALUSIVAS AO DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Clique nos links abaixo para conferir as ações realizadas em cada estado.
(Atualizações diária durante o mês de maio.)
REGIÃO SUL DO BRASIL
REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
REGIÃO NORTE DO BRASIL
19/05/2021
AÇÕES: O MÊS DE MAIO É PREECHIDO POR AÇÕES DO CONSIJ/CIJ - TJPR EM PROL DO
DO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Clique na imagem para fazer o download
18/05/2021
MÍDIA: COMITÊ PROTETIVO CRIA ANIMAÇÃO PARA O DIA 18 DE MAIO
"SEMANA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
Animação: "Não engula o choro!"
No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches Crespo, de apenas oito anos de idade, foi sequestrada, violentada e assassinada em Espírito Santo. A menina saiu para ir à escola, mas nunca voltou para casa. Até hoje, o crime segue impune.
Em memória de Araceli e de muitas outras crianças e adolescentes, vítimas da mesma crueldade, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei nº 9.970/2000.
O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, as estatísticas ainda são alarmantes. Por isso, é necessário conscientizar a população da gravidade desses crimes, que acabam por destruir a vida de muitas famílias diariamente.
Em função dessa causa, foi criado o Comitê Interinstitucional de Ações Protetivas Destinadas à população infantojuvenil em situação de acolhimento e vítimas de violência, principalmente no período de pandemia da Covid-19. A iniciativa visa monitorar e apoiar todas as ações voltadas a este público, no Paraná, e conta com o apoio de diversas instituições.
O abuso contra crianças e adolescentes é crime! Você não precisa se identificar, mas a sua denúncia pode salvar uma vida. O Disque 100, o app Direitos Humanos e o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e nos finais de semana
18/05/2021
EVENTO: PONTA GROSSA PROMOVE A
"VI - SEMANA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
A Vara da Infância e juventude de Ponta Grossa (VIJ/PG), além de integrar as atividades municipais em conjunto com o CMDCA/CEVES e diversos parceiros, realizará atividades específicas para seu público-alvo durante a VI Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.
Além disso, nesta semana, o prédio do Fórum da Comarca de Ponta Grossa será iluminado com a cor laranja, representando a campanha alusiva ao dia 18 de Maio, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes!"
Confira o cronograma neste link.
Fonte: Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa
17/05/2021
EVENTO: MPPR PROMOVE EVENTOS PARA A SEMANA DO DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Clique aqui e confira a programacão completa.
18/05/2021 - 09:30
19/05/2021 - 09:30
20/05/2021 - Imprensa
21/05/2021 - 17:00 às 19:00
13/05/2021
MÍDIAS: VIOLÊNCIA INFANTIL AUMENTA NA PANDEMIA
Diante do aumento da violência infantil durante o período de pandemia do COVID-19, onde se tem 99% dos casos vinda de agressores conviventes, também se aumentaram os esforços para o alerta, a prevenção e o combate repressivo desse tipo de violência. Com o apoio do Comitê Interinstitucional Protetivo, onde estão presentes vários órgãos de peso do Paraná, iniciaram-se a promoção de maiores campanhas visando a proteção dessas vítimas, reforçando o tema da campanha já lançada "Não cale a sua voz!". Confira a reportagem completa, apresentada na noite de ontem, 12/05/2021, no programa Boa noite Paraná.
Link da reportagem: https://globoplay.globo.com/v/9510739/?s=0s
11/05/2021
MÍDIAS: INICIATIVA DO COMITÊ INTERINSTITUCIONAL PROTETIVO ELABORAM MÍDIAS PARA AUXÍLIO DA PRENVENÇÃO DO CORONAVÍRUS - MOMENTO DE GRADUAL VOLTA ÀS AULAS
Clique na imagem para o download
Clique na imagem para o download
Clique na imagem para o download
Clique na imagem para o download
11/05/2021
E-BOOK: FÓRUM NACIONAL SOBRE DROGAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: PREVENÇÃO E CUIDADOS
Produzido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Clique aqui para o download do E-book
06/05/2021
EVENTO: 1º ENCONTRO REGIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA E SOCIOEDUCAÇÃO
Clique aqui para acessar o canal do Youtube do evento.
04/05/2021
EVENTO: 3º SIMPÓSIO PARANAENSE INTERSETORIAL DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE "TEMPORADA MAIO FORTIS 2021"
Clique aqui para realizar a inscrição no simpósio pela Escola de Gestão do Paraná.
Clique aqui para ter acesso ao simpósio pelo canal do Youtube da SEJUF Paraná.
04/05/2021
EVENTO: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PREPARAÇÃO ONLINE PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO
Clique aqui para conferir o calendário completo e saber mais sobre as Inscrições!
04/05/2021 - Módulo 1 - Das 19:00 às 21:00
06/05/2021 - Módulo 2 - Das 19:00 às 21:00
11/05/2021 - Módulo 3 - Das 19:00 às 21:00
13/05/2021 - Módulo 4 - Das 19:00 às 21:00
18/05/2021 - Módulo 5 - Das 19:00 às 21:00
20/05/2021 - Módulo 6 - Das 19:00 às 21:00
25/05/2021 - Módulo 7 - Das 19:00 às 21:00
04/05/2021
EVENTO: AUDIÊNCIA(S) NO PROCESSO DE APURAÇÃO DO ATO INFRACIONAL: PRELIMINAR E UNA
Inscrições gratuitas, clique aqui para fazer a sua!
04/05/2021
CENSE LONDRINA 2 INVESTE EM CLUBE DE LEITURA COM AS DEMAIS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS
No mês de abril foi apresentado o livro de um comandante da nossa Polícia Militar, Major Tordoro. Um espaço significativo de quebra de paradigma e aproximação da corporação policial ao adolescente em conflito com a lei. Mais do que um clube de leitura, um momento de empoderamento do nosso jovem. Foi falado de amor, perdão, referências positivas, reconstrução de sonhos e força. O momento foi um marco da socioeducação e do direito humano. O livro tratado pelo autor e policial reflete a CORAGEM, ATITUDE, OUSADIA E PERSPICÁCIA, em fazer a diferença em ambientes hostis realizado com sucesso hoje. Agradecemos ao comando da nossa PM pela ótica da proximidade e da ocupação afetiva e aqui as unidades parceiras de Maringá, Umuarama, Toledo, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, São Francisco, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, presentes neste encontro compartilhando a missão de socioeducar.
04/05/2021
CENSE UMUARAMA - OFICINA TÉCNICA COM DEBATE DE DOCUMENTÁRIO
No dia 16/04/2021, a equipe técnica do CENSE Umuarama desenvolveu uma oficina temática com os adolescentes, a partir da exibição e discussão do documentário "Lixo Extraordinário", que retrata o trabalho do artista plástico brasileiro, Vik Muniz, com catadores de material reciclável em um cenário que já foi um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias - RJ.
“Lixo Extraordinário” mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2008, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto, dentre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.
O espaço para os adolescentes assistirem o documentário e participarem do debate foi devidamente organizado pelos socioeducadores da Unidade, para favorecer a discussão e o debate e não poderia faltar a tradicional pipoca.
As reflexões construídas durante a oficina foram ricas e trouxeram à tona a problemática da produção de lixo em suas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Consumismo, desperdício, poluição, classes sociais, condições de trabalho e preconceito foram alguns dos temas que permearam a discussão.
Porém, conforme relato das profissionais responsáveis pela condução dos trabalhos, Camila Cabral Paludo, assistente social, e Karina Soares Ambrozio, psicóloga, para além de um olhar para as questões sociais, foi possível olhar para as subjetividades retratadas pelo documentário, para a capacidade de sonhar em meio a tantas dificuldades e compreender que a maior conquista que os catadores tiveram não foi o valor monetário resultante das obras criadas, mas o valor de si mesmo enquanto sujeitos de sua própria história, capazes de se reinventarem frente às adversidades e de sonharem com novas formas de ser e estar no mundo. Nesta ótica, todos temos a possibilidade de tentar transformar os lixos que produzimos com nossas atitudes em arte para nossa vida e para a comunidade. O Diretor da Unidade, Waldir Colli, destaca que as atividades que envolvem debates, por meio das oficinas técnicas despertam nos adolescentes o senso crítico, pois as profissionais da Unidade (psicóloga, as assistentes sociais e pedagoga) os envolvem na temática, procurando assim, refletir sobre realidades do cotidiano.
04/05/2021
CENSE LARANJEIRAS DO SUL LANÇA O PROJETO: "EGRESSOS NA INTERAÇÃO SOCIOEDUCATIVA"
O projeto tem dois objetivos, o primeiro objetivo é de possibilitar que os jovens egressos do sistema socioeducativo acima de 21 anos de idade possam contribuir com o trabalho da instituição, contando o seu testemunho de vida, falando como se deu o seu envolvimento com a trajetória infracional, como foi a experiência no CENSE durante o cumprimento da medida, as dificuldades encontradas após a desinternação para romper com a trajetória que o levou para a privação de liberdade e como se encontra atualmente. O segundo objetivo é motivar a equipe, demonstrando que o trabalho socioeducativo tem a potencialidade de ajudar os adolescentes a encontrar-se consigo mesmo e consequentemente refazer a sua história. Nessa primeira edição participaram também juntos a direção e os demais profissionais da Casa de Semiliberdade.
A equipe de socioeducadores de Laranjeiras do Sul pretendem com este projeto demonstrar concretamente aos adolescentes que apesar das dificuldades, é possível, superar as dificuldades e mudar o caminho.