Notícias

Acadêmicos de Caxias do Sul conhecem projeto APAC do TJPR

Uma comitiva de alunos e professores dos cursos de Direito e de Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha- FSG, percorreu 600 quilômetros para conhecer a APAC de Barracão, no sudoeste paranaense. O projeto, que é coordenado com pleno sucesso pela Juíza Branca Bernardi, desde 2012, trata de execução da pena em meio fechado e semiaberto. Em mais de dois anos de atividade, mais de 90 recuperandos já foram postos em liberdade. O índice de ressocialização é de cem por cento.

Os acadêmicos conheceram a sede do Poder Judiciário da Comarca de Barracão, com suas novas instalações, com salas de conciliação, de instrução e julgamento, espaço kids, espaço leitura, espaço gourmet, espaço para justiça restaurativa e constelações familiares, além de ampla área verde. A seguir, conheceram o Centro de Reintegração Social de Barracão, com aplicação do método APAC.

O grupo ficou impressionado com a dignidade, a disciplina e a organização da APAC. De acordo com a professora Alexsandra Machado Maffei, "estamos renovados, com nossas expectativas de que é possível alterarmos um sistema que não está produzindo resultados positivos para nossa sociedade. O modelo APAC alia custos e benefícios. O valor gasto pelo Estado é bem reduzido, se comparado ao sistema das Penitenciárias, e, realmente, gera visíveis resultados".

Com relação ao trabalho desenvolvido na comarca a Juíza Branca Bernardi enfatizou que: "em mais de dois anos de APAC no Estado do Paraná, já é possível dizer da revolução operada na área da execução da pena. Hoje, a pena possui uma razão, um objetivo, e a APAC consolida-se com a grande vocação de proteger a sociedade. As visitas são maravilhosas e só quero agradecer ao Presidente de nosso Tribunal, Paulo Roberto Vasconcelos, por todo o incentivo, a todos os meus colegas, juízes do Paraná, pelo grande apoio, e à minha equipe da APAC, em especial a duas pessoas fantásticas, Isaura e Emerson, Presidente e Gerente de nossa APAC, pelo trabalho de total qualidade e amor ao próximo".