Notícias

Cidadania Integrada Móvel (CIM) vai levar atendimento à população


CIDADANIA INTEGRADA MÓVEL (CIM) VAI LEVAR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

O foco da iniciativa é integrar os três poderes e as Polícias Civil e Militar em ações junto à comunidade

Nesta quinta-feira (20/5), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em conjunto com as Polícias Civil e Militar do Paraná, iniciaram as tratativas para a criação de um novo projeto: Cidadania Integrada Móvel (CIM). A iniciativa é voltada à aproximação dos poderes públicos com a população, um dos princípios norteadores da atual gestão do TJPR. 

“A cidadania é o maior valor de qualquer Administração Pública. Por isso, levar, de maneira itinerante e integrada, os serviços do Judiciário e das Polícias Civil e Militar do Paraná à população que mais precisa é fundamental. O CIM surgiu para aproximar as pessoas, neste atendimento humanizado. Diante deste quadro que vivemos, é urgente que o Poder Público tenha iniciativas como esta. Dar mobilidade significa fazer com que os administradores saiam de seus palácios e se dirijam à população”, enfatizou o Presidente do Judiciário paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto. 

Por meio de um ônibus doado pela Prefeitura de Curitiba, em março de deste ano, o qual passou por manutenção e recebeu a identificação do TJPR, a Justiça será levada às portas da comunidade, prestando atendimento de forma descentralizada e cômoda ao cidadão.    

“É importantíssima essa iniciativa, trazendo o Tribunal de Justiça próximo da população e também da polícia, para que assim nós consigamos fazer uma série de outros trabalhos, indo de encontro à população”, afirmou o Delegado-Chefe da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) da Polícia Civil, Luiz Carlos Oliveira. 

O programa conta, ainda, com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo, com ação conjunta, visando contribuir para que o cidadão compreenda e identifique a Justiça como um serviço eficiente, democrático e disponível para todos. 

“Quando os poderes estão em sinergia, estão próximos, é natural que os serviços ao cidadão fiquem mais eficazes, eficientes, rápidos, ágeis. E esse modelo de mobilidade, levando o Tribunal de Justiça, junto com as forças de segurança do Estado do Paraná, possibilita ganhar celeridade, agilidade, e, sobretudo, mais conforto e Justiça a muitos lugares que têm dificuldade de acesso”, destacou o Chefe da Casa Civil, Guto Silva. 

No mesmo sentido, a Procuradora-Geral do Município de Curitiba, Dra. Vanessa Volpi Bellegard Palacios, falou sobre a relevância da colaboração entre os poderes: “O objetivo da Justiça e do Poder Executivo é exatamente atender a população. Essa oportunidade de levar o Poder Judiciário para perto das pessoas que mais precisam, pessoas carentes, é fundamental para que se promova cidadania”. 

O Deputado Estadual Alexandre Curi parabenizou a iniciativa: “Por aproximar o Tribunal da população, trazendo menos burocracia, facilidade, dando a oportunidade de acesso à população”. 

Segundo a 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Joeci Machado Camargo, o ônibus poderá ser utilizado, também, para outras ações: “Poderemos fazer um grande trabalho. Junto com o ônibus, ir aos bairros mais carentes. Levar, não só a Justiça, mas também outras situações. Por exemplo, nós temos a ideia de levar a campanha do agasalho e campanha de alimentação junto com o SESC. Além de ajudarmos a população no sentido de regularizar os seus direitos, nós também vamos acolher socialmente, um trabalho que será desenvolvido com a Prefeitura Municipal de Curitiba”.  

Participaram do evento, ainda, o Desembargador Marcos Sérgio Galliano Daros; os Juízes Auxiliares da Presidência do TJPR Dr. Anderson Ricardo Fogaça e Dra. Fabiane Pieruccini; o Juiz-Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Luciano Carrasco Falavinha Souza; e o Major Sthefano Roberto Janata da Polícia Militar.