Notícias

Corregedoria-Geral da Justiça implanta o Programa 5+5S em duas Unidades do 1º Grau de Jurisdição


CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA IMPLANTA O PROGRAMA 5+5S EM DUAS UNIDADES DO 1º GRAU DE JURISDIÇÃO

O Programa foi implantado no Fórum da Comarca de Catanduvas e na Vara Descentralizada de Santa Felicidade

O mês de agosto ficará marcado pela implantação do Programa 5+5S em outras duas Unidades Judiciárias do 1º Grau de Jurisdição.

A Corregedoria-Geral da Justiça, representada pela Diretora do Departamento, Anelisa Martin Batista, e pela servidora Lucineli Kuster, entre os dias 13 e 17 de agosto, implantou o Programa no Fórum da Comarca de Catanduvas. O Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, por sua vez, recebeu a equipe da Corregedoria, nos dias 22 e 23 de agosto.

Em ambas as localidades, a receptividade e a participação dos Magistrados Giovane Rymsza e Adriana de Lourdes Simette e dos servidores proporcionou excelente clima organizacional para a implantação correta do Projeto. Assim, desenvolveram-se as atividades com muita eficiência e dedicação.

Na Comarca de Catanduvas, ocorreu a vistoria e organização de todas as dependências do Foro Judicial, Vara Criminal e Sala dos Oficiais da Justiça, Vara Cível e Distribuidor, Juizados Especiais e Direção do Fórum, Salas de Arquivo e Estoque.

No Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, participaram da implantação o Gabinete da 1ª Vara Descentralizada, a Secretaria Única, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e a Direção do Fórum, de modo a abranger todas as Salas de Audiências, da Equipe Técnica, dos Oficiais da Justiça e Almoxarifado.

Ao final das atividades, houve a separação de todos os materiais reutilizáveis ou descartáveis, com posterior acondicionamento em local apropriado, a fim de aguardar o recolhimento pelos Departamentos responsáveis.

A respeito dos resultados, asseverou o Magistrado Giovane Rymsza, Diretor do Fórum da Comarca de Catanduvas que “a instalação do Programa 5+5S causou uma revolução no Fórum da Comarca de Catanduvas. Foram descartados não só móveis, papéis e objeto sem utilidade, mas, acima de tudo, velhos hábitos que só dificultavam o trabalho. É uma mudança de mentalidade. A organização proposta pelo Programa alcançou muito além dos ambientes do Fórum, e chegou até as mentes de cada um dos colaboradores, que tiveram a oportunidade de tomar consciência a respeito da importância do comprometimento de cada um em prestar um serviço de excelência à comunidade local”.

Igualmente, o servidor Wilson Sergio Firmo de Moraes, Vice-Presidente do Comitê Gestor Local do Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, destacou a mudança de hábitos após implantação do Programa 5+5S na Unidade. “A implantação do Programa 5+5S no Fórum de Santa Felicidade foi uma ótima experiência desde a capacitação, momento em que houve quebra de paradigma na mentalidade dos servidores, fazendo com que o entendimento dos sensos fosse mais fácil. A parte prática, DIA D, foi muito bem aceita e executada pela grande maioria. Os ambientes ficaram mais limpos e mais saudáveis. Mas a grande mudança ocorreu na mudança de hábito dos servidores: praticaram o desapego e aprenderam a identificar o que é útil e o que não é, fazendo com que as tarefas diárias sejam feitas com maior eficiência e eficácia, evitando o desperdício de tempo e material”.

Para conhecer o Programa 5+5S, consulte a página do Projeto no site da Corregedoria-Geral da Justiça.

Mais informações pelo e-mail cgj@tjpr.jus.br ou pelo telefone (41) 3200-3692.

 

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça.

Veja, a seguir, algumas fotos da implantação do Programa 5+5S: