Notícias

COVID-19: CNJ apresenta resultado de pesquisa sobre a saúde mental de magistrados e servidores durante a pandemia


COVID-19: CNJ APRESENTA RESULTADO DE PESQUISA SOBRE A SAÚDE MENTAL DE MAGISTRADOS E SERVIDORES DURANTE A PANDEMIA

Levantamento nacional foi realizado entre os dias 1º e 15 de julho e teve a participação de 46.788 pessoas

Na segunda-feira (24/8), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos colaboradores do Poder Judiciário. O levantamento contou com a participação de 46.788 magistrados e servidores, que responderam ao questionário de forma voluntária e anônima entre os dias 1º e 15 de julho.

Entre os participantes, 47,8% declararam se sentir mais cansados do que antes da quarentena; 42,3% tiveram piora no humor e 48% tiveram alteração na rotina do sono. O sentimento mais citado entre magistrados e servidores foi o medo (50%).

A pesquisa também cita um levantamento elaborado em 2019 pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, que revelou que os transtornos mentais e comportamentais constituem a quarta maior causa de ausências ao trabalho registradas no Judiciário. Em 2018, foram 18.716 ocorrências, o que corresponde a 10,1% do absenteísmo causado por doença. Em primeiro lugar nos relatos de servidores e magistrados estão a ansiedade e a depressão.

Isolamento social

A pesquisa também revelou o grau de isolamento social das pessoas que trabalham na Justiça: 47% saem de casa, em média, uma ou duas vezes por semana; 35% raramente saem de suas residências; 12% saem três ou quatro vezes e 7% saem cinco ou mais vezes por semana.

Dos entrevistados, 75% estão em trabalho remoto integral e 18% em trabalho remoto de forma predominante. Apenas 6% estavam integralmente ou predominantemente no trabalho presencial. A maioria dos entrevistados (95%) disse que a maior parte de seu tempo estava sendo ocupada pelo trabalho.

Acesse o conteúdo do “Diagnóstico sobre a saúde mental de magistrados e servidores no contexto da pandemia da COVID-19”.

Seminário

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o 3º Seminário Nacional sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, realizado na segunda-feira (24/8) de forma virtual.

Acesse o evento na íntegra.

 

Clique aqui e confira os dados do Painel de Acompanhamento da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

 

Com informações do Conselho Nacional de Justiça.