Notícias

Desembargador Miguel Kfouri Neto conduz cerimônia de elevação da comarca de Umuarama

A solenidade de elevação da comarca de Umuarama de entrância intermediária para entrância final foi conduzida pelo desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O evento ocorreu nesta sexta-feira (16), às 14 horas, no Fórum do município e contou com a presença de diversas autoridades.

Segundo a juíza de Direito Maira Junqueira Moretto Garcia, diretora do Fórum da comarca, a elevação representa o reconhecimento da importância da cidade como polo regional, que se destaca em diversas áreas: econômica, política, de saúde e de serviços públicos. "A elevação demonstra a sensibilidade do Tribunal de Justiça do Paraná em dotar a comarca de adequada estrutura jurisdicional diante da elevada movimentação processual e, sobretudo, do considerável crescimento da demanda por serviços judiciários nos últimos anos", completa.

Com a elevação, ainda conforme a magistrada, a comarca passará a contar com dois juízes de Direito substitutos, que atuarão de forma exclusiva. Desta forma, na ausência dos juízes titulares, em razão de férias ou licenças, não haverá paralisação dos processos.

E finaliza a diretora: "...a atual administração do Tribunal de Justiça tem demonstrado sintonia com os valores modernos de administração judiciária, estruturando de forma adequada o Poder Judiciário paranaense a fim de fazer frente à enorme demanda que nos é trazida diariamente pelos jurisdicionados. Nesse norte, deve-se destacar a postura ousada e visionária da atual gestão, que investe de forma consciente, planejada e corajosa na estruturação do Primeiro Grau de Jurisdição".

AUTORIDADES – também participaram da solenidade o gestor do processo de instalação e estatização do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o deputado federal Osmar Serraghio (PMDB), coordenador da bancada federal do Paraná em Brasília; o deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT); o prefeito de Umuarama, Moacir Silva; o promotor de Justiça, Carlos Roberto Moreno; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Umuarama -, Celso Hiroshi Iocohama; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Fernando Swain Ganem; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Marcelo Nelli, além dos juízes da comarca, Marcelo Pimentel Bertasso, Adriano Cezar Moreira, Silvane Cardoso Pinto, Márcia Andrade Gomes e Jair Antonio Botura.