Notícias

ESEJE realiza curso de formação de facilitadores em práticas restaurativas

Foto: ESEJE

ESEJE REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM PRÁTICAS RESTAURATIVAS

Participaram da capacitação 19 alunos da Comarca de Irati

As instrutoras da Escola de Servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (ESEJE) Mariana Pisacco Cordeiro e Mayta Lobo dos Santos ministraram na Comarca de Irati o curso “Justiça Restaurativa: formação de facilitadores em processos circulares”, nos dias 22 a 25 de maio. As aulas aconteceram de terça a sexta-feira, das 8h30 às 18 h, nas dependências da sala do Tribunal do Júri de Irati.

Participaram da capacitação 19 alunos, dentre eles estavam a magistrada da Vara Criminal, Infância e Juventude, Família e Sucessões, Heloísa Mesquita Favaro Freitas; servidores do cartório, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e da equipe técnica, além de membros da rede de proteção, que receberão certificação da ESEJE e da Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Paraná.

Para atuar como facilitador de processos circulares, os inscritos no curso devem ter 100% de presença nas aulas.

O que é

O curso tem como objetivo a sensibilização de lideranças para atuarem como facilitadores, utilizando os processos circulares em espaços institucionais, comunitários e acadêmicos, com vistas à transformação de conflitos.

Além disso, a capacitação tem como propósito desenvolver habilidades restaurativas e empáticas, visando à construção de um olhar mais ampliado e pacificador diante das demandas relacionadas às equipes de trabalho e em nossa sociedade.

Depoimento

A magistrada Heloísa Mesquita Favaro Freitas, da Vara Criminal, Infância e Juventude, Família e Sucessões da Comarca de Irati, destacou que “a aprendizagem do curso de Justiça Restaurativa trouxe novas perspectivas à Comarca de Irati. O conhecimento técnico aprofundado das servidoras Mayta e Mariana proporcionaram a todos, a partir da vivência circular, o olhar através de novas lentes acerca da realidade do conflito, e das necessidades humanas. Gratidão pela dedicação disciplinada e compartilhamento das técnicas pelas instrutoras, pela abertura de todos os cursistas para a aprendizagem realizada conjuntamente, à Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná e ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, pela oportunidade trazida à Comarca”.