Notícias

Falece, aos 89 anos, o Professor Egas Dirceu Moniz de Aragão


FALECE, AOS 89 ANOS, O PROFESSOR EGAS DIRCEU MONIZ DE ARAGÃO

Velório está sendo realizado na Capela Vaticano e o sepultamento será nesta segunda-feira (03/6), às 17 h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) presta sua última homenagem a um dos maiores juristas paranaenses, que como professor, articulista e conferencista muito contribuiu para a formação de inúmeros magistrados do Paraná e do Brasil.

Faleceu neste domingo, aos 89 anos, o advogado e professor Egas Dirceu Moniz de Aragão. Natural da cidade de Promissão, Estado de São Paulo, onde nasceu em 14 de setembro de 1929. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1952. Exerceu a advocacia no Estado do Paraná. Lecionou, como Catedrático de Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Integrou a magistratura como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Foi conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e ingressou no Instituto dos Advogados do Paraná, em 1956.

Ao longo de sua extensa carreira acadêmica e profissional Dr. Egas Moniz de Aragão recebeu o Prêmio “Teixeira de Freitas” , em 1981; Cidadão Honorário do Paraná, em 1982;  Sócio Benemérito do Instituto dos Advogados do Paraná, em 1988; Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná, em 2000; Prêmio “José Rodrigues Vieira Netto”, em 2003; Cidadão Honorário de Jandaia do Sul, em 2006; a Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em 2009; e a Comenda do Mérito Judiciário, do Tribunal de Justiça do Paraná, em 2011. A Comenda do Mérito Judiciário é uma condecoração instituída pela Resolução 19/2010 do TJPR, que tem por objetivo o reconhecimento público às pessoas físicas que tenham contribuído para o fortalecimento, valorização e dignidade do Poder Judiciário.

O corpo do Dr. Egas Moniz de Aragão está sendo velado na Capela Vaticano, no São Francisco e o sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira, 03/6, às 17 horas, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Endereços:

Capela Vaticano

Av. Desembargador Hugo Simas, 26 - São Francisco – Curitiba/PR.

Cemitério Municipal São Francisco de Paula

 Praça Padre João Sotto Maior, s/n - São Francisco, Curitiba/PR.