Notícias

TJPR participa de ações que promovem os direitos das pessoas em situação de rua

Legenda

TJPR participa de ações que promovem os direitos das pessoas em situação de rua

GTI-PopRua realizou visitas técnicas em instituições e auxiliou em mutirão de regularização eleitoral na capital paranaense 


Seg, 13 mai 2024 17:46:15 +0000

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atenção à População em Situação de Rua (GTI-PopRua), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), realizou nos meses de março e abril diversas atividades com a população em situação de rua. 

No mês de março, foram feitas duas visitas técnicas, a primeira na Casa de Acolhida São José e a segunda no Centro Pop Boqueirão. O encontro reuniu integrantes do GTI, a direção dos lares e representantes da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). Durante as visitas, foram realizadas rodas de conversas para ouvir relatos e pedidos, prestar orientações e fornecer informações sobre a atuação do GTI para as pessoas que recebem atendimento nesses locais.  

As rodas de conversas permitiram que as pessoas em situação de rua expusessem algumas demandas e necessidades mais urgentes. Entre elas estão as dificuldades nos atendimentos em serviços públicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a falta de vagas em albergues e em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e, também, a falta de acesso à tecnologia que dificulta o contato com o número 156. 

Entre o final do mês de abril e o início do mês de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o GTI e a FAS realizaram mutirões para a prestação de serviços eleitorais à população de rua. Foram disponibilizados serviços de alistamento eleitoral e de revisão e transferência do título de eleitor. Na solenidade de abertura do mutirão, que aconteceu no dia 29 de abril, estiveram presentes o presidente do TRE, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson;  a presidente do GTI, desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima; a juíza auxiliar da presidência Fernanda Karam; a presidente da FAS de Curitiba, Maria Alice Erthal; a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Grace Kelly Puchetti Ferreira; o defensor público Antonio Vitor Barbosa de Almeida; a promotora de Justiça Ana Carolina Pinto Franceschi; além de membros do GTI-PopRua, servidoras e servidores da FAS e do TRE. 

 

Sobre o GTI-PopRua 

O GTI-PopRua surgiu da parceria entre o TJPR, o Ministério Público do Paraná e a Defensoria Pública Estadual por meio de um termo de Cooperação Técnica firmado em 2018. O objetivo do Grupo de Trabalho é desenvolver ações de mobilização, articulação, capacitação e integração de esforços entre a sociedade civil, a iniciativa privada, instituições e órgãos públicos que visam à promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas em situação de rua.   

O Grupo está alinhado à Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua para aprofundar o envolvimento do Sistema de Justiça na causa da defesa e da proteção dos direitos constitucionais dessa parcela da população e promover a garantia de Direitos Fundamentais. Dessa forma, efetiva o alinhamento estratégico do Poder Judiciário Paranaense à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.  

Nesse sentido, o GTI vem desenvolvendo importantes ações para a garantir os direitos das pessoas em situação de rua, como as visitas aos locais de atendimento e os mutirões. 

Descrição da imagem de capa: Um homem deitado na calçada, em uma rua, com a cabeça sob uma mochila preta.