Notícias

Evento do TJPR debaterá perspectiva de gênero no Direito de Família


EVENTO DO TJPR DEBATERÁ PERSPECTIVA DE GÊNERO NO DIREITO DE FAMÍLIA

Tribunal também disponibilizará Informativos de Jurisprudência com as íntegras dos acórdãos da 11ª e 12ª Varas Cíveis 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), realiza no dia 13 de junho um debate sobre a Aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no Direito de Família.  Durante o evento, haverá o lançamento dos primeiros Informativos de Jurisprudência com as íntegras dos acórdãos da 11ª e 12ª Varas Cíveis. 

Os informativos serão compostos por matérias do Direito de Família, Direito da Criança e do Adolescente e Direito das Sucessões, além de matérias sobre a Aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no Direito de Família. O trabalho é coordenado pelas desembargadoras Ivanise Maria Tratz Martins e Lenice Bodstein. 

A programação também contará com o lançamento do livro “Direito das Famílias com Perspectiva de Gênero”, escrito pelo desembargador Eduardo Augusto Salomão Cambi. Na obra, o magistrado aborda a aplicação do Protocolo para Julgamento do Conselho Nacional de Justiça (Recomendação nº 128/2022 e Recomendação nº 492/2023).  

O ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos colaboradores no prefácio do livro “Direito das Famílias com Perspectiva de Gênero”, participará virtualmente da abertura do evento, que também receberá personalidades do meio jurídico e do Direito. 

O encontro será aberto a magistrados, promotores, advogados, defensores públicos, docentes, acadêmicos e operadores do Direito em geral. As atividades ocorrerão no auditório Pleno do TJPR a partir das 9h. Interessados devem fazer inscrição através de um formulário online.   

Inscreva-se no evento “Aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no Direito de Família”, clique aqui.

Acompanhe a transmissão do evento no Youtube.

Palestras 

Maria Berenice Dias, jurista, advogada, magistrada e autora de vários trabalhos sobre Direito de Família palestrará durante o evento. Ela será acompanhada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Rodrigo da Cunha Pereira, que também é autor de livros sobre o tema. 

Apoios 

Apoiam este evento a Escola de Magistratura do Paraná (Emap), a Escola de Defensoria Pública do Estado do Paraná (Edepar), a Escola Superior de Advocacia (ESA), o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná e a Escola Superior do MPPR. 

Descrição da imagem de capa: banner digital do evento apresenta uma silhueta representando uma família, composta por dois adultos e duas crianças.