Notícias

Plenário do TJPR recebe VII Fonajuc

Legenda

Plenário do TJPR recebe VII Fonajuc

Evento reuniu diversos operadores do Direito para debaterem a atuação policial e o processo penal


Sex, 07 jun 2024 17:51:27 +0000

 O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu o VII Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc) na quinta-feira (06/06), no Tribunal Pleno da Corte paranaense. O evento, que reúne magistrados, promotores e procuradores de justiça, advogados e demais juristas, traz como tema desta edição a “Atuação policial e Processo Penal – Lavagem de dinheiro e corrupção na era digital”. Serão três dias de evento com quatro painéis sobre temas da área e cinco painéis coordenados por juízes federais e de Direito, além de palestras como “Irresponsabilidade judicial penal”, ministrada pelo juiz de Direito do TJPR, Sergio Bernardinetti. 

Acompanhe a transmissão do VII Encontro Nacional do Fórum Nacional de Juízes Criminais pelo canal Fonajuc no YouTube

Na solenidade de abertura, a 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, falou do sentimento de honra para o Tribunal em apoiar o evento: “Este fórum foi criado em 2016 a partir da iniciativa de colegas magistrados e magistradas em redes sociais, certos de que esse encontro contribuirá significativamente para o aprimoramento de nossa atuação e para o fortalecimento da justiça criminal. É uma honra para o egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná receber esse importante evento.” 

A presidente do Fonajuc, a magistrada Érika Silveira de Moraes Brandão, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo fórum e agradeceu o espaço cedido: “Ser juiz criminal hoje não é nada fácil, ao contrário, está tão difícil que muitos colegas estão desistindo das varas criminais, apesar de amarem Direito Penal e Processual Penal, porque não estão aguentando acompanhar o rumo que tomou esse ramo da justiça. Entretanto estamos aqui sobrevivendo e incomodando muitos com nossa existência, com nossa perseverança e nossos enunciados e vamos continuar por muitos anos, porque nossos ideais não irão morrer. Agradeço ao presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que cedeu este espaço.” 

Para o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), o juiz de direito Marcel Ferreira dos Santos, o encontro permite o debate de questões essenciais: “É com muita alegria que a Amapar participa desta solenidade de abertura do Fonajuc. Para nós, é uma alegria muito grande que Curitiba foi agraciada para recepcionar um fórum com uma importância tão relevante, que pluraliza o debate acerca de questões essenciais para o Estado democrático de Direito.” 

Na abertura do encontro, foi apresentada a palestra “Identificação de vítimas de desastres (DVI) e perícia em locais de crime”, ministrada pelo diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Carlos Eduardo Palhares Machado.  

O Fonajuc é apoiado pelo TJPR, pela Amapar, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Academia Jurídica Lex Law. 

Compuseram a mesa principal do evento as seguintes autoridades: a 1ª vice-presidente do TJPR, a desembargadora Joeci Machado Camargo, a presidente do Fonajuc, Érika Silveira de Moraes Brandão e o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos, o ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, representando o Superior Tribunal Militar (STM); o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e corregedor eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o procurador de Justiça, Rodrigo Regnier Chemim Guimarães, representando o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR); a presidente da Comissão de Advocacia Criminial, Nicole Trauczynski Muffone, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR); a coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Ribeiro Mateus. 

Confira a programação completa

Descrição da imagem de capa: Imagem do plenário do Tribunal que reuniu autoridades do Direito para o VII Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc).