Notícias

Quarto Ciclo de Discussão e Atualização Jurídica debate competências das 13ª, 14ª, 15ª e 16ª Câmaras Cíveis


QUARTO CICLO DE DISCUSSÃO E ATUALIZAÇÃO JURÍDICA DEBATE COMPETÊNCIAS DAS 13ª, 14ª, 15ª E 16ª CÂMARAS CÍVEIS

Capacitação abordou o tema “Processos Estruturais e Direito Bancário” 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), realizou, no dia 2 de agosto, o quarto evento “Ciclos de discussão e atualização jurídica: competências das Câmaras Cíveis e Criminais do TJPR". A iniciativa tem o objetivo de apoiar a formação inicial e continuada de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, e estimular a melhoria constante na qualidade do atendimento à população que procura pelo Poder Judiciário paranaense.

“Esses encontros temáticos têm uma função muito relevante para a instituição. Eles promovem um alinhamento de ideias que se tornam práticas diárias e podem representar facilitações”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.  

“Já tratamos aqui em outros encontros: licitações e improbidade administrativa, Direito de Família e Execuções Fiscais. Os ciclos têm sido muito relevantes e têm trazido discussões muito significativas”, afirmou o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.

Durante a abertura, a desembargadora Rosana Andriguetto de Carvalho também falou em nome da 13ª Câmara Cível do TJPR: “A nossa preocupação aqui é a troca de ideias para ter uma evolução em relação aos nossos estudos. É uma tentativa de unificar os nossos entendimentos.”

A quarta edição do evento abordou assuntos pertinentes às 13ª, 14ª, 15ª e 16ª Câmaras Cíveis do TJPR. O tema “Processos Estruturais e Direito Bancário” foi conduzido pelo procurador regional da República na 4ª Região, Sérgio Cruz Arenhart. Sérgio também é professor de Direito Processual Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Compuseram a mesa de honra ao lado do presidente do TJPR os desembargadores: Ramon de Medeiros Nogueira, diretor-geral da Ejud-PR; Rosana Andriguetto de Carvalho, representante da 13ª Câmara Cível; João Antônio de Marchi, representante da 14ª Câmara Cível; Luiz Carlos Gabardo, representante da 15ª Câmara Cível; José Laurindo de Souza Netto, representante da 16ª Câmara Cível, além do palestrante Sérgio Cruz Arenhart.