Notícias

TJPR sedia cerimônia de abertura do XXV Congresso Paranaense de Direito Administrativo


TJPR SEDIA CERIMÔNIA DE ABERTURA DO XXV CONGRESSO PARANAENSE DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Congresso organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo será realizado de 3 a 6 de setembro 

O Auditório Desembargador Clotário Portugal, espaço do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foi a sede da abertura do XXV Congresso Paranaense de Direito Administrativo, em Curitiba (PR), na tarde de terça-feira (03/09). O congresso, que é organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), será realizado do dia 3 a 6 setembro. As palestras acontecerão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil –- Seção Paraná (OAB-PR). “Este ano, escolhemos casos relevantes que estão no Supremo Tribunal Federal para serem discutidos por especialistas. Esperamos contribuir com soluções práticas para os problemas do país”, disse a presidente do IPDA, Adriana da Costa Ricardo Schier, que abriu o evento ao lado da 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo.

 O tema do congresso é “Eu quis dizer, você não quis escutar. Recalculando a rota do estado democrático de direito. Em homenagem à professora Weida Zancaner”. Nas palestras e debates, serão abordados assuntos como a atuação do poder público, as reformas legislativas e a inovação na gestão pública.  A conferência de abertura foi proferida pela professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Weida Zancaner, com o tema “Invalidação, Segurança jurídica e a LINDB”. Também estavam presentes na mesa de honra o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães; o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Anderson Ricardo Fogaça, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; a diretora-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Lúcia Helena Cachoeira; a procuradora-geral do Município de Curitiba, Vanessa Volpi Bellegard Palacios; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; e a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter.

A cerimônia teve início com a apresentação musical do Conjunto Regional Orquestra à base de cordas, do maestro João Egashira. “Com cultura nos reunimos aqui para aprimorar nossos conhecimentos e pensar nos desafios do estado de direito, com seus limites e releituras”, ressaltou a 1ª vice-presidente do TJPR. A presidente da OAB-PR, Marilena Winter, frisou a importância da cultura da inovação para os operadores do direito. “Temos no direito administrativo os princípios da construção do estado democrático de direito”, explicou. Para o diretor da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, foi uma “enorme satisfação ver a numerosa plateia no Tribunal Pleno para assistir à cerimônia”. A desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima recebeu uma homenagem dos organizadores do congresso.

 

Navegando pelo estado democrático de direito

No dia 04/09, a mesa de debates “Navegando pelo estado democrático de direito: regulação das mídias” será mediada por David Musso e terá como participantes Ana Carolina Camargo Clève, Gabriela Zancaner, João Victor Archegas, Letícia Kreuz e Tarso Cabral Violin. Daniel Wunder Hachem apresenta “Responsabilidade do Estado na rota do estado democrático de direito”, mesa de debates que tem como mediadora Cristina Maksym e os participantes Luzardo Faria, Emerson Gabardo, Paola Ferrari e Regina Maria Nery Ferrari. Maria Cristina Cruz Lima será a mediadora do painel “Novas modelagens dos serviços públicos. Caminho para o estado democrático de direito”, que contará com os debatedores Carolina Fontes Vieira, Fernanda Bourges e Luiz Alberto Blanchet.

Durante o congresso, acontecerá o lançamento de publicações na área, com a presença do secretário de Inovação Alex Canziani, do secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, e da presidente do IPDA. O painel sobre uma revista especial terá como mediadora Fabianne Gusso Mazzaroppi e os painelistas Diego de Oliveira Nogueira, Diogo Luiz Cordeiro Rodrigues, José Sérgio da Silva Cristóvam, Júlio Bittencourt e Vivian Lima López Valle. Também serão lançados os livros “O direito de autor e a liberdade de expressão na sociedade em rede”, de Cassiana Gomes Calomeno;  “Diretrizes de controle do fomento tributário”, de Clayton Gomes de Medeiros; “Máquinas criativas? IA e direitos autorais”, de Joyce Finato Pires; e “Teoria dos agentes públicos digitais”, de Fábio de Sousa Santos.

 

Recalculando a rota do estado democrático de direito

O conferencista Juarez Freitas irá fazer uma palestra sobre “Serviços públicos digitais”. Já a mesa de debates “A voz dos servidores: entre reforma e profissionalização” terá abertura de Marco Antonio Lima Berberi, com mediação de Ana Luiza Chalusnhak e a participação de Daniel Castanha de Freitas, Felipe Gussoli, Franciele Morbini, Marcelo Gorski Borges e Rodrigo Kanayama. A mediadora do painel “Escutando o futuro: recalculando a rota do estado democrático de direito com inovação e serviços públicos digitais” será Juliana Horn, com os painelistas Érika Juliana Dmitruk, Everton Menengola, Lucas Saikali, Mirela Miró Ziliotto e Rafaella Fácio.

O evento prossegue na OAB-PR até o dia 06/09, com painéis e mesas de debates que trarão os temas “Ouvindo para transformar: rumo à excelência na gestão pública, governança e combate à corrupção”, “Reescutando e redefinindo a lei de improbidade administrativa”, “Discussão dos enunciados do IBDA: as mudanças na lei de improbidade administrativa”, “Ampliando as fronteiras da escuta: políticas públicas e grupos vulnerabilizados”, “Escutando para inovar: contratos administrativos e a lei 14.133/21”, “Contratos administrativos: a NLLC e a reconstrução democráticas dos municípios”, “Meios alternativos para soluções de conflitos”, “Licitações públicas e a renovação do estado democrático de direito”, “Serviços públicos e infraestrutura: como recalcular a rota na busca do interesse público”, “Como recalcular a rota para chegarmos às cidades sustentáveis”. O congresso contará também com a conferência especial do professor Clèmerson Lerin Clève e, no encerramento, terá lugar a premiação dos concursos de artigos jurídicos e comunicados científicos.

 

Descrição da imagem de capa: foto da mesa de honra na cerimônia de abertura do XXV Congresso Paranaense de Direito Administrativo